RESUMO: Este trabalho apresenta algumas reflexões a respeito das capacidades formativas das aulas de capoeira realizadas no Centro de Educação Popular Assunção, localizado em Caruaru-PE. A pesquisa advém da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III do curso de Pedagogia da UFPE-CAA, sendo baseada nos aspectos qualitativos, explicativos e analíticos de pesquisa. Há três linhas reflexivas que encaminham o trabalho: Capoeira, Exclusão Social e Educação Popular, e para trata-las utilizamos, basicamente, os seguintes autores respectivamente: Cruz (1996), Paugam (1996) e Brandão (2002). O nosso objetivo principal foi perceber as principais práticas do ensino da capoeira que contribuem com a luta contra a exclusão social e cultural para jovens em risco de dissociação social. Foi observado que esta prática enfatiza e desenvolve os princípios do respeito, coletivismo, companheirismo, amizade, humanização, socialização, igualdade e entre outros. Além de estar baseada numa concepção Freireana na qual os sujeitos dialógicos e participativos são agentes de seu processo formador e capazes de se engajar na transformação de si e da sociedade. Sobretudo, concluímos que esta prática se revela uma grande contribuidora contra a exclusão social por se tratar de uma expressão cultual que propicia aos seus praticantes uma ampla formação.