Este estudo teve por objetivo analisar a importância que a disciplina Educação e Relações Etnicorraciais no Brasil tem no processo de formação inicial do (a) pedagogo (a) da UFPE. Com a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira através da Lei 10.639/2003 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, percebemos a necessidade e a importância de buscar estratégias de ensino, que nos ajudem a construir práticas que contemplem e valorizem o ensino. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestrutura com oito alunos (as) que cursaram a referida disciplina. Identificamos que os (as) estudantes apresentaram um sentimento de pertencimento e respeito à nossa construção histórica e às diferenças existentes, no qual o currículo etnocêntrico inviabiliza e insiste em ocultar, esse sentimento é construído à medida que, os (as) estudantes aprofundam conceitos e discussões sobre a temática, refletindo diretamente nas práticas pedagógicas às tornando inclusivas, dosadas com respeito e valorização. Buscamos promover reflexões sobre as contribuições que a mesma proporciona para a construção de novos olhares que corroborem para um ensino com práticas pedagógicas antirracistas.