Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORTESIA VERBAL E DIÁLOGO NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA RELACIONAL SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: DIÁLOGO, CORTESIA VERBAL, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, INTERAÇÃO CONVERSACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46853
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2231
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "CORTESIA VERBAL E DIÁLOGO NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA RELACIONAL SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As práticas discursivas caminham concomitantemente às práticas pedagógicas; assim, fomentar o diálogo, a cortesia verbal nas interações em sala de aula e a escuta empática do outro por meio de atividades cooperativas, contribui para que os alunos possam se envolver democrática e significativamente com o educador e com o seu próprio processo de aprendizagem. No presente trabalho foram analisados excertos de diálogos entre professor(a) e alunos em uma aula de Literatura do 1º ano do Ensino Médio. As transcrições referentes à aula gravada obedeceram às Normas para Transcrição adotadas pelo Projeto NURC (Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo). Partimos do pressuposto de que esforços do docente para fomentar o diálogo em sala de aula, permeado por estratégias relacionadas à cortesia verbal (ou polidez linguística), tornam-se essenciais para que impasses, conflitos e até mesmo situações relacionadas à violência em sala de aula possam ser prevenidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CORTESIA VERBAL, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, INTERAÇÃO CONVERSACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID8282_09092018230023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA WRUBEL"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovannawrubel@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46853
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2231
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "CORTESIA VERBAL E DIÁLOGO NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA RELACIONAL SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As práticas discursivas caminham concomitantemente às práticas pedagógicas; assim, fomentar o diálogo, a cortesia verbal nas interações em sala de aula e a escuta empática do outro por meio de atividades cooperativas, contribui para que os alunos possam se envolver democrática e significativamente com o educador e com o seu próprio processo de aprendizagem. No presente trabalho foram analisados excertos de diálogos entre professor(a) e alunos em uma aula de Literatura do 1º ano do Ensino Médio. As transcrições referentes à aula gravada obedeceram às Normas para Transcrição adotadas pelo Projeto NURC (Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo). Partimos do pressuposto de que esforços do docente para fomentar o diálogo em sala de aula, permeado por estratégias relacionadas à cortesia verbal (ou polidez linguística), tornam-se essenciais para que impasses, conflitos e até mesmo situações relacionadas à violência em sala de aula possam ser prevenidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CORTESIA VERBAL, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, INTERAÇÃO CONVERSACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID8282_09092018230023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA WRUBEL"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA"
    "autor_email" => "giovannawrubel@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As práticas discursivas caminham concomitantemente às práticas pedagógicas; assim, fomentar o diálogo, a cortesia verbal nas interações em sala de aula e a escuta empática do outro por meio de atividades cooperativas, contribui para que os alunos possam se envolver democrática e significativamente com o educador e com o seu próprio processo de aprendizagem. No presente trabalho foram analisados excertos de diálogos entre professor(a) e alunos em uma aula de Literatura do 1º ano do Ensino Médio. As transcrições referentes à aula gravada obedeceram às Normas para Transcrição adotadas pelo Projeto NURC (Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta de São Paulo). Partimos do pressuposto de que esforços do docente para fomentar o diálogo em sala de aula, permeado por estratégias relacionadas à cortesia verbal (ou polidez linguística), tornam-se essenciais para que impasses, conflitos e até mesmo situações relacionadas à violência em sala de aula possam ser prevenidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.