Este trabalho tem como objetivo principal refletir a respeito das práticas educacionais na educação básica, tendo como tema norteador a musicalidade da capoeira com crianças de creche. Seus cantos, seus ritmos e sua expressão corporal, tudo isso contribui para ações de uma prática educativa integradora. O trabalho discorre sobre 30 (trinta) crianças da primeira infância, com faixa etária entre 2 a 5 anos de idade. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e baseada em observações participantes com crianças da educação infantil, cujas atividades são desenvolvidas no Centro Comunitário da Paz - COMPAZ no Alto de Santa Terezinha em Recife/PE. É incontestável o papel que a capoeira vem construindo ao longo dos anos dentro da comunidade escolar e construindo afirmações de identidade. Busca-se com isto, dar um pouco de orientação a todos àqueles que se propõem ao ensino da musicalidade da capoeira às crianças. Deste modo, demonstramos o quão é importante a música, os instrumentos musicais e as canções infantis dentro das práticas educativas da capoeira. A Capoeira faz parte da cultura de um povo, e essa herança cultural dá-se pelos elementos utilizados dentro de um processo de transformação social, contribuindo para os valores e os saberes éticos.