Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPOEIRA, MUSICALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: VALORES E SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Palavra-chaves: CAPOEIRA, EDUCAçãO INFANTIL, MUSICALIDADE Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46673
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "CAPOEIRA, MUSICALIDADE  E  EDUCAÇÃO INFANTIL:  VALORES  E  SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA  EDUCATIVA"
    "resumo" => "Este  trabalho  tem  como  objetivo  principal  refletir  a  respeito  das  práticas  educacionais na  educação  básica,  tendo  como  tema  norteador  a  musicalidade  da  capoeira  com  crianças  de  creche. Seus  cantos,  seus  ritmos  e  sua  expressão  corporal,  tudo  isso  contribui  para  ações  de  uma  prática educativa  integradora.  O  trabalho  discorre  sobre  30  (trinta)  crianças  da  primeira  infância,  com faixa  etária  entre  2  a  5  anos  de  idade.  A  metodologia  utilizada  foi  a  abordagem  qualitativa  e baseada  em  observações  participantes  com  crianças  da  educação  infantil,  cujas  atividades  são desenvolvidas  no  Centro  Comunitário  da  Paz  -  COMPAZ  no  Alto  de  Santa  Terezinha  em Recife/PE.  É  incontestável  o  papel  que  a  capoeira  vem  construindo  ao  longo  dos  anos  dentro da  comunidade  escolar  e  construindo  afirmações  de  identidade.  Busca-se  com  isto,  dar  um pouco  de  orientação  a  todos  àqueles  que  se  propõem  ao  ensino  da  musicalidade  da  capoeira  às crianças.  Deste  modo,  demonstramos  o  quão  é  importante  a  música,  os  instrumentos  musicais  e  as canções  infantis  dentro  das  práticas  educativas  da  capoeira.  A  Capoeira  faz  parte  da  cultura  de  um  povo, e  essa  herança  cultural  dá-se  pelos  elementos  utilizados  dentro  de  um  processo  de  transformação  social, contribuindo para os  valores e  os  saberes éticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAçãO INFANTIL, MUSICALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID140_03052018090309.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA DE HOLANDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "vholandasantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46673
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 140
    "titulo" => "CAPOEIRA, MUSICALIDADE  E  EDUCAÇÃO INFANTIL:  VALORES  E  SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA  EDUCATIVA"
    "resumo" => "Este  trabalho  tem  como  objetivo  principal  refletir  a  respeito  das  práticas  educacionais na  educação  básica,  tendo  como  tema  norteador  a  musicalidade  da  capoeira  com  crianças  de  creche. Seus  cantos,  seus  ritmos  e  sua  expressão  corporal,  tudo  isso  contribui  para  ações  de  uma  prática educativa  integradora.  O  trabalho  discorre  sobre  30  (trinta)  crianças  da  primeira  infância,  com faixa  etária  entre  2  a  5  anos  de  idade.  A  metodologia  utilizada  foi  a  abordagem  qualitativa  e baseada  em  observações  participantes  com  crianças  da  educação  infantil,  cujas  atividades  são desenvolvidas  no  Centro  Comunitário  da  Paz  -  COMPAZ  no  Alto  de  Santa  Terezinha  em Recife/PE.  É  incontestável  o  papel  que  a  capoeira  vem  construindo  ao  longo  dos  anos  dentro da  comunidade  escolar  e  construindo  afirmações  de  identidade.  Busca-se  com  isto,  dar  um pouco  de  orientação  a  todos  àqueles  que  se  propõem  ao  ensino  da  musicalidade  da  capoeira  às crianças.  Deste  modo,  demonstramos  o  quão  é  importante  a  música,  os  instrumentos  musicais  e  as canções  infantis  dentro  das  práticas  educativas  da  capoeira.  A  Capoeira  faz  parte  da  cultura  de  um  povo, e  essa  herança  cultural  dá-se  pelos  elementos  utilizados  dentro  de  um  processo  de  transformação  social, contribuindo para os  valores e  os  saberes éticos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAçãO INFANTIL, MUSICALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID140_03052018090309.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA DE HOLANDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "vholandasantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal refletir a respeito das práticas educacionais na educação básica, tendo como tema norteador a musicalidade da capoeira com crianças de creche. Seus cantos, seus ritmos e sua expressão corporal, tudo isso contribui para ações de uma prática educativa integradora. O trabalho discorre sobre 30 (trinta) crianças da primeira infância, com faixa etária entre 2 a 5 anos de idade. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e baseada em observações participantes com crianças da educação infantil, cujas atividades são desenvolvidas no Centro Comunitário da Paz - COMPAZ no Alto de Santa Terezinha em Recife/PE. É incontestável o papel que a capoeira vem construindo ao longo dos anos dentro da comunidade escolar e construindo afirmações de identidade. Busca-se com isto, dar um pouco de orientação a todos àqueles que se propõem ao ensino da musicalidade da capoeira às crianças. Deste modo, demonstramos o quão é importante a música, os instrumentos musicais e as canções infantis dentro das práticas educativas da capoeira. A Capoeira faz parte da cultura de um povo, e essa herança cultural dá-se pelos elementos utilizados dentro de um processo de transformação social, contribuindo para os valores e os saberes éticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.