A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45924 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4290 "inscrito_id" => 7217 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM\r\n \r\n Fabricia Macharet¹; Tereza Cristina²; Aleksandra Sales³; Edicléa Mascarenhas4. \r\n \r\n ¹Especialização em dificuldades de aprendizagem clínica e institucional – UERJ; E-mail: macharetfabricia@gmail.com, ²Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Clínica e Institucional - UERJ; E-mail: te_rezacristina@hotmail.com, ³Estudante do Curso de Mestrado Profissional- CMPDI – UFF; E-mail: aleksandrasales@gmail.com, 4Docente/colaborador do Depto. de Educação - UERJ E-mail: professoraediclea.uerj@gmail.com\r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do lúdico nas diversas formas de dificuldades de aprendizagem, considerando que os alunos com dificuldades de aprendizagem têm seu desenvolvimento prejudicado em sala de aula e consequentemente em seu convívio com o meio social que estão inseridos. \r\n Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Desenvolvimento.\r\n \r\n INTRODUÇÃO\r\n \r\n A escolha do tema justifica-se pelo fato de que o lúdico tem seu papel significativo na dificuldade de aprendizagem, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido a ludicidade pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.\r\n \r\n METODOLOGIA\r\n \r\n A escolha de utilizar este método está apoiada entre outras na teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo que pressupõe que a inteligência se constrói a partir da ação que o indivíduo realiza através de suas experiências, constituindo-se na função assimilativa; e na teoria de Vygotsky, onde demonstrou diferenças profundas na concepção desse desenvolvimento dando maior ênfase à cultura do que a herança biológica, vista por Piaget, para o desenvolvimento cognitivo.\r\n \t \r\n DISCUSSÃO\r\n Sendo assim, temos que ter em mente que o trabalho com a ludicidade, não é um trabalho pronto, onde é possível prever os resultados antes da sua aplicação, o educador antes de tudo terá que estar ciente do que está buscando nos alunos e para que serve a atividade proposta. \r\n \r\n CONCLUSÃO\r\n \r\n \tEsperamos com este trabalho ter a oportunidade de ajudar as crianças a verem que são capazes de buscar novos conhecimentos e assim conquistar uma educação de qualidade em nossas escolas.\r\n \r\n REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS\r\n \r\n VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. \r\n ALVES, Rubem. Coleção Pensamento Vivo em audiolivro – volume 04. Curitiba: Nossa Cultura, 2005.\r\n KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.\r\n SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rios de Janeiro: Wak Ed., 2009.\r\n NAVARRO, Adriana de Almeida (LUMINIS, S.L.). Estimulação Precoce: inteligência emocional e cognitiva. São Paulo: Grupo Cultural, 2006.\r\n NAVARRO, Adriana de Almeida. Dificuldades de aprendizagem: manual de orientação para pais e professores. São Paulo: Grupo Cultural, 2006.\r\n SANTIN, S. Da alegria do Lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: EST/ESEF-UFRGS, 1994.\r\n "http://brinqueeaprenda.blogspot.com/2009/05/ludico-piaget-x-vygotsky-o-jogo.html" - Artigo: O lúdico na aprendizagem. UFPR: 07/05/2009.\r\n "http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/educacao/educador.html"- Entrevista com Rubem Alves no auditório da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Uberaba – SP, no dia 15/03/2002. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID7217_17092018205058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA CARDOSO MACHARET" "autor_nome_curto" => "FABRICIA MACHARET" "autor_email" => "macharetfabricia@gmail.co" "autor_ies" => "AVM - CÃNDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45924 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4290 "inscrito_id" => 7217 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "resumo" => """ A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM\r\n \r\n Fabricia Macharet¹; Tereza Cristina²; Aleksandra Sales³; Edicléa Mascarenhas4. \r\n \r\n ¹Especialização em dificuldades de aprendizagem clínica e institucional – UERJ; E-mail: macharetfabricia@gmail.com, ²Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Clínica e Institucional - UERJ; E-mail: te_rezacristina@hotmail.com, ³Estudante do Curso de Mestrado Profissional- CMPDI – UFF; E-mail: aleksandrasales@gmail.com, 4Docente/colaborador do Depto. de Educação - UERJ E-mail: professoraediclea.uerj@gmail.com\r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do lúdico nas diversas formas de dificuldades de aprendizagem, considerando que os alunos com dificuldades de aprendizagem têm seu desenvolvimento prejudicado em sala de aula e consequentemente em seu convívio com o meio social que estão inseridos. \r\n Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Desenvolvimento.\r\n \r\n INTRODUÇÃO\r\n \r\n A escolha do tema justifica-se pelo fato de que o lúdico tem seu papel significativo na dificuldade de aprendizagem, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido a ludicidade pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.\r\n \r\n METODOLOGIA\r\n \r\n A escolha de utilizar este método está apoiada entre outras na teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo que pressupõe que a inteligência se constrói a partir da ação que o indivíduo realiza através de suas experiências, constituindo-se na função assimilativa; e na teoria de Vygotsky, onde demonstrou diferenças profundas na concepção desse desenvolvimento dando maior ênfase à cultura do que a herança biológica, vista por Piaget, para o desenvolvimento cognitivo.\r\n \t \r\n DISCUSSÃO\r\n Sendo assim, temos que ter em mente que o trabalho com a ludicidade, não é um trabalho pronto, onde é possível prever os resultados antes da sua aplicação, o educador antes de tudo terá que estar ciente do que está buscando nos alunos e para que serve a atividade proposta. \r\n \r\n CONCLUSÃO\r\n \r\n \tEsperamos com este trabalho ter a oportunidade de ajudar as crianças a verem que são capazes de buscar novos conhecimentos e assim conquistar uma educação de qualidade em nossas escolas.\r\n \r\n REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS\r\n \r\n VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. \r\n ALVES, Rubem. Coleção Pensamento Vivo em audiolivro – volume 04. Curitiba: Nossa Cultura, 2005.\r\n KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.\r\n SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rios de Janeiro: Wak Ed., 2009.\r\n NAVARRO, Adriana de Almeida (LUMINIS, S.L.). Estimulação Precoce: inteligência emocional e cognitiva. São Paulo: Grupo Cultural, 2006.\r\n NAVARRO, Adriana de Almeida. Dificuldades de aprendizagem: manual de orientação para pais e professores. São Paulo: Grupo Cultural, 2006.\r\n SANTIN, S. Da alegria do Lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: EST/ESEF-UFRGS, 1994.\r\n "http://brinqueeaprenda.blogspot.com/2009/05/ludico-piaget-x-vygotsky-o-jogo.html" - Artigo: O lúdico na aprendizagem. UFPR: 07/05/2009.\r\n "http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/educacao/educador.html"- Entrevista com Rubem Alves no auditório da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Uberaba – SP, no dia 15/03/2002. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID7217_17092018205058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA CARDOSO MACHARET" "autor_nome_curto" => "FABRICIA MACHARET" "autor_email" => "macharetfabricia@gmail.co" "autor_ies" => "AVM - CÃNDIDO MENDES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }