O processo ensino-aprendizagem do texto escrito tem se reconfigurado a partir de pesquisas embasadas na perspectiva interacionista da linguagem e do acolhimento do conceito de gênero na organização das aulas de Língua Portuguesa, embora seja um tema para o qual as discussões demonstrem-se distantes de se esgotar. Assim, partimos da pressuposição da necessidade de explorar os gêneros que permeiam o ambiente da escola, reconhecendo o gênero como ação social, sem desconsiderar a exigência de seu ensino, segundo a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Nesse sentido, desenvolvemos um plano de atividades com o resumo tipicamente escolar, com o intuito de oportunizar aos discentes uma compreensão mais ampla desse gênero e de viabilizar a aprendizagem de procedimentos que permitissem uma escrita mais consciente e estruturalmente mais adequada, desse tipo de resumo. A pesquisa foi realizada em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na área urbana do município de Floresta-PE, oportunizando uma análise qualitativa, visto que tomamos como corpus as produções escritas de resumos que permitiram a verificação de avanços no que diz respeito à utilização de procedimentos textual-discursivos próprios desse gênero. Os resultados indicaram a relevância que trabalhos como esse assumem por focalizar o desenvolvimento de competências exigidas para a produção de gêneros, por não esperar do discente uma aprendizagem espontânea e, enquanto tentativa pedagógica, por indicar outras necessidades de investigação que possam contribuir para que os estudantes elaborem textos de forma mais autônoma e que produzam sentidos a partir do que escrevem.