O termo acessibilidade refere-se a ideia de eliminar as barreiras ou obstáculos que possam vir a atrapalhar o estudante a aprender e a interagir com os outros colegas. Neste sentido, discutir sobre inclusão é um tema bastante atual, uma vez que implicará na construção de uma verdadeira escola.Iremos analisar a legislação vigente, como a Constituição Federal de 1988, a Convenção Internacional da ONU sobre os Direitos da pessoa com deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o decreto 5296/04 que regulamenta as leis 10048 e 10098 e a NBR 9050, e como estas auxiliam na aprendizagem dos alunos com deficiência visual, como o professor poderá desenvolver as habilidades e competências de seus alunos e que ferramentas pedagógicas poderão utilizar para então tornar o percurso do aprender mais acessível, bem como, como devem ser os espaços arquitetônicos para acolher as pessoas com deficiência visual.
Para a elaboração do trabalho empregar-se a pesquisa bibliográfica, com base na consulta de livros, periódicos, dissertações e artigos da internet. Através dos instrumentos da pesquisa bibliográfica buscar-se-á apreender a realidade estudada.
A inclusão traz grandes desafios para os sistemas de ensino brasileiro, neste sentido para garantir a permanência da pessoa com deficiência visual na escola é indispensável observar o cumprimento da legislação vigente, no que se refere as barreiras físicas, atitudinais e as barreiras que impedem o acesso a informação (acessibilidade digital).
Assim, não basta que a escola tenha os aparatos eletrônicos, como impressoras e máquinas perkson, de última geração, se a mesma não tem condições básicas de acessibilidade como os pisos táteis e placas com indicação em braile atualizada e bem conservada.Diante do exposto podemos concluir que a escola irá alcançar seu objetivo se proporcionar igualdade de condições no que se refere ao direito de aprendizagem dos educandos.