Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE PH

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      participar dos momentos de aula e possuidores de deficiências no que concerne relacionar aquilo que\r\n
      se é estudado com fenômenos presentes em seu cotidiano. Deste modo, fazer uso atividades\r\n
      experimentais durante a concretização das aulas de Química, trás consigo o objetivo de se aprimorar o\r\n
      processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o mesmo assuma um caráter mais interativo,\r\n
      propiciando assim, aos estudantes uma participação mais ativa durante os momentos propostos.\r\n
      Mediante ao que foi exposto, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar quais as\r\n
      contribuições trazidas pela utilização da experimentação no que concerne ao entendimento do\r\n
      conteúdo de pH. Vale ressalva esta experimentação foi desenvolvida numa intervenção do Programa\r\n
      Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) e aplicado em uma das escolas parceiras do\r\n
      referido programa, localizada no município de Gravatá-PE. Ao final do desenvolvimento deste\r\n
      trabalho foi possível constatar que uma considerável parte dos discentes obtiveram sucessos em suas\r\n
      respostas, mostrando que as aulas teórico-expositivas juntamente a utilização da experimentação\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A abordagem da disciplina de Química dentro de sala de aulas tem se concretizado por meio da utilização de práticas que se relacionam com abordagens tradicionalistas do ensino. Em consequência disto, acaba-se por gerar estudantes com dificuldades em aprender, sem interesse em participar dos momentos de aula e possuidores de deficiências no que concerne relacionar aquilo que se é estudado com fenômenos presentes em seu cotidiano. Deste modo, fazer uso atividades experimentais durante a concretização das aulas de Química, trás consigo o objetivo de se aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o mesmo assuma um caráter mais interativo, propiciando assim, aos estudantes uma participação mais ativa durante os momentos propostos. Mediante ao que foi exposto, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar quais as contribuições trazidas pela utilização da experimentação no que concerne ao entendimento do conteúdo de pH. Vale ressalva esta experimentação foi desenvolvida numa intervenção do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) e aplicado em uma das escolas parceiras do referido programa, localizada no município de Gravatá-PE. Ao final do desenvolvimento deste trabalho foi possível constatar que uma considerável parte dos discentes obtiveram sucessos em suas respostas, mostrando que as aulas teórico-expositivas juntamente a utilização da experimentação foram capazes de trazer acréscimos positivos para a aprendizagem dos discentes participantes da intervenção.

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