O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo desenvolvida a partir da prática docente no Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão localizado em Feira de Santana na Bahia. Aborda-se a importância da Educação Especial na Educação Infantil desde a inserção no Projeto Político Pedagógico a efetivação na prática docente. Traçamos como objetivos: Reconhecer o Projeto Político Pedagógico como um instrumento de participação da comunidade escolar; Efetivar a Educação Especial no espaço escolar como inerente a práticas inclusivas; Promover o acesso e a permanência das crianças com deficiência e as necessidades educacionais no espaço escolar. O trabalho foi alicerçado nas pesquisas bibliográficas, em que foram utilizadas citações de diversos autores e legislações que fundamentam a Educação Especial. Nos resultados e discussões aborda-se a importância da educação especial pautada na legislação, mas sobretudo destaca-se a participação da família e a formação do professor com vistas a promoção da aprendizagem das crianças público alvo desta temática. Nas considerações pontua-se como a educação especial precisa ser pauta de políticas públicas e de construção de práticas inclusivas promovidas pela gestão democrática voltadas para o acolhimento as famílias e a formação docente.