Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REDES SOCIAIS, TICS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47254
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 924
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL"
    "resumo" => "A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REDES SOCIAIS, TICS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID924_02052018172752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47254
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 924
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUAS E ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NAS REDES SOCIAIS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL"
    "resumo" => "A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REDES SOCIAIS, TICS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID924_02052018172752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA"
    "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.