Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO NA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48301
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3204
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => """
      O TEXTO NA SALA DE AULA: \r\n
      A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => "O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4110_11092018194651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES OLIVEIRA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DAS DORES O DO MONTE"
    "autor_email" => "mddoresoliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48301
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3204
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => """
      O TEXTO NA SALA DE AULA: \r\n
      A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => "O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID4110_11092018194651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES OLIVEIRA DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DAS DORES O DO MONTE"
    "autor_email" => "mddoresoliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo procura evidenciar a importância do trabalho com leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, levando-se em conta as vivências e experiências que cada indivíduo carrega para a sala de aula, a fim de mostrar que a leitura necessita ser tratada de forma contextualizada, considerando a realidade de vida dos indivíduos, como forma de facilitar a compreensão, uma vez que o ato de ler acontece por meio da experiência de vida do leitor. Portanto, a realização desta pesquisa justifica-se, sobretudo, pela necessidade de se contribuir com a discussão acerca da importância do trabalho com leitura em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental, objetivando o incentivo à construção do conhecimento pelos próprios alunos, bem como a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através da prática da leitura, assim como também procura contribuir para uma reflexão crítica acerca da problemática em questão, como forma de incentivar o protagonismo do aluno em relação a sua aprendizagem e a formação de cidadãos críticos. Para a consecução da pesquisa, foram utilizados, como aporte teórico, os referenciais de FREIRE (1989), ROCCO (1994), FONSECA (2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa (1997), de onde foram extraídas as ideias que deram origem ao corpus para análise, em conformidade com os objetivos da pesquisa. Assim, podemos constatar que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, começando com a família e estendendo-se à escola, onde os professores poderão utilizar-se de estratégias adequadas que confiram sentido à leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.