Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DOS FUTUROS PROFESSORES EM LECIONAR NA SUA ÁREA: RELATOS DE UMA TURMA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, EXPERIÊNCIAS, IDENTIDADE DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48458
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4563
    "inscrito_id" => 2836
    "titulo" => "OS DESAFIOS DOS FUTUROS PROFESSORES EM LECIONAR NA SUA ÁREA: RELATOS DE UMA TURMA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente artigo é um estudo da realidade da maioria dos estudantes de licenciatura no Brasil, relatados por estudantes de graduação que buscam lecionar em sua área de aprendizado, porém por falta de oportunidades transita por diversos espaços nos quais não tem aptidão. Assim, essa pesquisa foi feita com estudantes do penúltimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos neste estudo analisar as vivências dos (as) licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, especificamente do Departamento de Educação, Campus VII a partir das suas vivências como docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizamos como instrumento de produção de dados um questionário com questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os estudantes que estão cursando o sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a partir da analise dos dados constatamos que menos de 50% dos estudantes já tiveram alguma experiência na docência e destes a maioria, quase 70% lecionou em componentes de outras áreas. Estas experiência não contribuem de forma satisfatória para a construção das suas identidades docentes, que neste caso, são professores de Ciências e Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EXPERIÊNCIAS, IDENTIDADE DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2836_17092018230837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO FERREIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO FERREIRA DE SOUZA S"
    "autor_email" => "aleckissf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48458
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4563
    "inscrito_id" => 2836
    "titulo" => "OS DESAFIOS DOS FUTUROS PROFESSORES EM LECIONAR NA SUA ÁREA: RELATOS DE UMA TURMA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente artigo é um estudo da realidade da maioria dos estudantes de licenciatura no Brasil, relatados por estudantes de graduação que buscam lecionar em sua área de aprendizado, porém por falta de oportunidades transita por diversos espaços nos quais não tem aptidão. Assim, essa pesquisa foi feita com estudantes do penúltimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos neste estudo analisar as vivências dos (as) licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, especificamente do Departamento de Educação, Campus VII a partir das suas vivências como docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizamos como instrumento de produção de dados um questionário com questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os estudantes que estão cursando o sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a partir da analise dos dados constatamos que menos de 50% dos estudantes já tiveram alguma experiência na docência e destes a maioria, quase 70% lecionou em componentes de outras áreas. Estas experiência não contribuem de forma satisfatória para a construção das suas identidades docentes, que neste caso, são professores de Ciências e Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EXPERIÊNCIAS, IDENTIDADE DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2836_17092018230837.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRO FERREIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRO FERREIRA DE SOUZA S"
    "autor_email" => "aleckissf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo é um estudo da realidade da maioria dos estudantes de licenciatura no Brasil, relatados por estudantes de graduação que buscam lecionar em sua área de aprendizado, porém por falta de oportunidades transita por diversos espaços nos quais não tem aptidão. Assim, essa pesquisa foi feita com estudantes do penúltimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos neste estudo analisar as vivências dos (as) licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, especificamente do Departamento de Educação, Campus VII a partir das suas vivências como docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizamos como instrumento de produção de dados um questionário com questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os estudantes que estão cursando o sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a partir da analise dos dados constatamos que menos de 50% dos estudantes já tiveram alguma experiência na docência e destes a maioria, quase 70% lecionou em componentes de outras áreas. Estas experiência não contribuem de forma satisfatória para a construção das suas identidades docentes, que neste caso, são professores de Ciências e Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.