O presente artigo pretende relatar e refletir sobre o processo de produção e implementação de objetos de exposição, voltados para o público deficiente visual, mais especificamente nas áreas da Matemática e Biologia no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). O CCPP atende mensalmente, em torno de 34 escolas da rede pública e privada da cidade de Belém e do interior do estado do Pará, com uma média de 1000 alunos/mês, além do público espontâneo atendido aos finais de semana, estimado em 300 pessoas/mês. Uma crescente demanda de pessoas com deficiência, desencadeou uma série de iniciativas visando proporcionar maior acessibilidade desse público a esse importante espaço de divulgação científica e tecnológica. Um dos resultados de tais iniciativas foi a produção dos objetos de exposição aqui descritos e analisados: Modelos didáticos em biscuit (célula animal, célula vegetal, Plasmodium sp e vaso sanguíneo); além de jogos matemáticos adaptados (torre de Hanói e quadrado mágico). Concluímos que tais iniciativas, em espaços culturais, como os centros e museus de ciências, representam significativa contribuição para que pessoas com deficiência consigam se apropriar de uma cultura científica e tecnológica, condição essencial para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea.