O presente estudo trata de questões inerentes aos brinquedos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando o recreio escolar enquanto um espaço para construção das relações de gênero. Tendo como objetivo principal, analisar a construção das relações de gênero no tempo espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico estruturado pelxs educadorxs, onde a ludissociabilidade é um elemento constitutivo das relações sociais de gênero. Para tanto, usamos como base teórica: Louro (2006) e Meyer (2013) Rios (2018) dentre outrxs autorxs e pesquisadorxs da área. Tendo por abordagem metodológica o diário de campo e a técnica de observação participante, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do Município de Senhor do Bonfim – Bahia. A partir deste estudo percebemos que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Que apesar da brincadeira ser uma prática social, o recreio é um espaço generificado e sexualizado. Constatamos ainda que a intervenção pedagógica dxs professorxs é um grande aliado na construção da relação de gênero.