Percebe-se o quanto assuntos relacionados a avaliação educacional são alvos de vários questionamentos, visto que isso assume um carácter muito maior do que se possa acreditar, pois na maioria das vezes relaciona-se apenas aquela que é desenvolvida na sala de aula e isto implica para que se desenvolva um olhar mais abrangente sobre esta temática. O presente estudo surgiu no intuito de se verificar a percepção de professores sobre os processos avaliativos existentes na sala de aula e quais os modelos avaliativos mais utilizados por eles e se estes modelos realmente comprovam o aprendizado dos estudantes. Este trabalho foi desenvolvido com professores em um Colégio da rede pública municipal de ensino Antônio Rodrigues Bayma. A pesquisa é do tipo qualitativa e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário. A análise dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo. Mediante o desenvolvimento deste estudo, percebe-se que ainda é muito recorrente a utilização de processos avaliativos somativos, onde o objetivo é apenas o número obtido pelo aluno. Entretanto o método em relação aos métodos avaliativos utilizados pelos professores da escola campo, foram respostas que nos fazem entender que é utilizado o método em que se observa um melhor desempenho do aluno, tendo em vista possuírem particularidades de aprendizagens, cada aluno possui um melhor desempenho em determinado método e muitas vezes esse método não é o mesmo aplicado a outro colega.