AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46594 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1372 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES." "resumo" => "Percebe-se o quanto assuntos relacionados a avaliação educacional são alvos de vários questionamentos, visto que isso assume um carácter muito maior do que se possa acreditar, pois na maioria das vezes relaciona-se apenas aquela que é desenvolvida na sala de aula e isto implica para que se desenvolva um olhar mais abrangente sobre esta temática. O presente estudo surgiu no intuito de se verificar a percepção de professores sobre os processos avaliativos existentes na sala de aula e quais os modelos avaliativos mais utilizados por eles e se estes modelos realmente comprovam o aprendizado dos estudantes. Este trabalho foi desenvolvido com professores em um Colégio da rede pública municipal de ensino Antônio Rodrigues Bayma. A pesquisa é do tipo qualitativa e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário. A análise dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo. Mediante o desenvolvimento deste estudo, percebe-se que ainda é muito recorrente a utilização de processos avaliativos somativos, onde o objetivo é apenas o número obtido pelo aluno. Entretanto o método em relação aos métodos avaliativos utilizados pelos professores da escola campo, foram respostas que nos fazem entender que é utilizado o método em que se observa um melhor desempenho do aluno, tendo em vista possuírem particularidades de aprendizagens, cada aluno possui um melhor desempenho em determinado método e muitas vezes esse método não é o mesmo aplicado a outro colega." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROCESSOS, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID517_05092018103108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46594 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1372 "inscrito_id" => 517 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES." "resumo" => "Percebe-se o quanto assuntos relacionados a avaliação educacional são alvos de vários questionamentos, visto que isso assume um carácter muito maior do que se possa acreditar, pois na maioria das vezes relaciona-se apenas aquela que é desenvolvida na sala de aula e isto implica para que se desenvolva um olhar mais abrangente sobre esta temática. O presente estudo surgiu no intuito de se verificar a percepção de professores sobre os processos avaliativos existentes na sala de aula e quais os modelos avaliativos mais utilizados por eles e se estes modelos realmente comprovam o aprendizado dos estudantes. Este trabalho foi desenvolvido com professores em um Colégio da rede pública municipal de ensino Antônio Rodrigues Bayma. A pesquisa é do tipo qualitativa e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário. A análise dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo. Mediante o desenvolvimento deste estudo, percebe-se que ainda é muito recorrente a utilização de processos avaliativos somativos, onde o objetivo é apenas o número obtido pelo aluno. Entretanto o método em relação aos métodos avaliativos utilizados pelos professores da escola campo, foram respostas que nos fazem entender que é utilizado o método em que se observa um melhor desempenho do aluno, tendo em vista possuírem particularidades de aprendizagens, cada aluno possui um melhor desempenho em determinado método e muitas vezes esse método não é o mesmo aplicado a outro colega." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROCESSOS, AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID517_05092018103108.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "fransouoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }