O desenvolvimento do projeto de extensão em Língua de Sinais Brasileira (LSB), principalmente na área da Identidade e Cultura tem uma importância sócio- cultural e educacional ainda pouco difundida. Este trabalho teve por objetivo investigar uma escola inclusiva no Município de Jacobina-BA em seu cotidiano com alunos/as surdos/as, e a interação do processo de alfabetização na perspectiva do letramento com a temática relacionada à Disciplina de Identidade e Cultura do ensino fundamental. Como a escola tem suprido a necessidade de aprendizagem dos discentes referente essa temática? O projeto Construindo o Saber: ÈDÉ LAMÍ poderá contribuir com os surdos/as na escola inclusiva do Município de Jacobina-BA? Desde 2014, foi criado o projeto de extensão: Construindo o saber: Edè Lamí , sem ônus, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, com proposta de criação dos sinais - termos relacionados a Cultura Afro-Brasileira da nação Ketu/Nagô, juntamente com discentes da Universidade do Sudoeste da Bahia -UESB e membros externos que estão envolvidos com as comunidades surdas. Teremos como referencial teórico: SOARES (2006), GESSER (2009), SANTOS (2007) e QUADROS (2004). A pesquisa foi realizada através da abordagem de natureza qualitativa. Nessa abordagem a professora e a Tradutora e Intérprete de LSB responderam questões que envolveram uma ou mais variáveis, além disso, as profissionais responderam com base na sua realidade e vivência com alunos surdos/as, com as analises de dados e considerações finais.