Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOTECNOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MICRORGANISMOS PARA O PROCESSO DE BIORREMEDIAÇÃO EM AMBIENTES CONTAMINADOS - PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS

Palavra-chaves: BIOTECNOLOGIA, BIORREMEDIAÇÃO, MICRORGANISMOS Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As ações humanas sobre a natureza sejam pelo lançamento de matéria orgânica, ou por alterações das condições naturais do ambiente, tem como consequências nocivas a poluição do meio ambiente acarretando riscos à saúde pública. A Biotecnologia surgi como um instrumento de fundamental importância para atingir as metas da sustentabilidade, a utilização de microrganismos como instrumento para o processo de remediação de ambientes contaminados para descontaminar ou reduzir o teor de poluentes é chamada de biorremediação. A qual teve como objetivo abordar as novas perspectivas biotecnológicas no processo de biorremediação de ambientes contaminados devido ao crescimento acelerado dos processos industriais. A inserção de microrganismos sejam eles modificados ou não, favorecem o aumento de populações microbianas especificas em um dado ambiente para fins de biorremediação, transformando compostos orgânicos existentes nos solos contaminados, em compostos menos complexos e mais facilmente degradáveis. Observa-se por meio dos estudos destes processos biotecnológicos que vêm sendo desenvolvida, uma série de benefícios para o meio ambiente. Através dos estudos, os autores verificam a importância dos organismos nativos do ambiente, como fungos, bactérias e leveduras. E a importância das técnicas utilizadas que necessitam da presença de microrganismos com capacidade fisiológica e metabólica para degradar os poluentes do local, além de alguns fatores físico-químicos do ambiente que favoreçam sua atividade. Dessa forma, apresentando a importância da utilização de microrganismos no processo de biorremediação da contaminação do meio ambiente, conscientizando para as vantagens de sua utilização, bem como, um instrumento de aprendizado na educação ambiental.

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