A CONTRIBUIÇÃO DA FEIRA DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO IFMA E ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAXIAS - MA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45611 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 10001 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA FEIRA DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO IFMA E ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAXIAS - MA" "resumo" => "O ensino de Química no Brasil é algo complexo, evidenciado por dificuldades na transmissão do conteúdo completo da grade curricular e pela implantação da experimentação no ensino de Química. Os professores acreditam que a melhoria no ensino passa pela inserção de aulas práticas no currículo, no entanto várias escolas dispõem de laboratórios que, por várias razões, nunca são utilizados. A educação atual passa por modificações com a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar, buscando a construção de conhecimento baseado no diálogo entre aluno e professor, possibilitando ainda ao aluno uma visão mais ampla do assunto estudado e melhor compreensão. A experimentação no ensino de química é uma boa estratégia para a criação de problemas relacionados ao cotidiano do aluno, permitindo-lhe, além da contextualização, o estímulo a indagações a respeito da observação. A Feira de Química foi um projeto executado por professores e alunos do curso de Licenciatura em Química do Campus Caxias do Instituto Federal do Maranhão, e envolveu alunos do ensino médio do Instituto Federal, que foram instruídos por alunos da graduação para apresentação de experimentos. O projeto destinou-se à alunos de escolas públicas do município de Caxias - MA. Foram realizados encontros, para seleção e criação de grupo no aplicativo de mensagem WhatsApp Messenger, para o repasse de todos os materiais abordados e para ministrar aula aos alunos sobre assuntos que contemplam os experimentos, foi realizado um ensaio ilustrativo, a fim de que os alunos tivessem o primeiro contato com a prática. A feira de química aliada às tecnologias no processo de assimilação dos conteúdos mostra-se bastante eficiente, além de facilitar o envio de conteúdo, atividades e materiais disponibilizados na internet para leitura prévia. Foi possível perceber com apresentações um aprendizado significativo, visto que a utilização da tecnologia permitiu atribuir uma nova perspectiva para o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FEIRA DE QUÍMICA, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10001_13092018191124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO LOPES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCELO LOPES" "autor_email" => "marcelo.lopes@acad.ifma.e" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45611 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 10001 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA FEIRA DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO IFMA E ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAXIAS - MA" "resumo" => "O ensino de Química no Brasil é algo complexo, evidenciado por dificuldades na transmissão do conteúdo completo da grade curricular e pela implantação da experimentação no ensino de Química. Os professores acreditam que a melhoria no ensino passa pela inserção de aulas práticas no currículo, no entanto várias escolas dispõem de laboratórios que, por várias razões, nunca são utilizados. A educação atual passa por modificações com a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar, buscando a construção de conhecimento baseado no diálogo entre aluno e professor, possibilitando ainda ao aluno uma visão mais ampla do assunto estudado e melhor compreensão. A experimentação no ensino de química é uma boa estratégia para a criação de problemas relacionados ao cotidiano do aluno, permitindo-lhe, além da contextualização, o estímulo a indagações a respeito da observação. A Feira de Química foi um projeto executado por professores e alunos do curso de Licenciatura em Química do Campus Caxias do Instituto Federal do Maranhão, e envolveu alunos do ensino médio do Instituto Federal, que foram instruídos por alunos da graduação para apresentação de experimentos. O projeto destinou-se à alunos de escolas públicas do município de Caxias - MA. Foram realizados encontros, para seleção e criação de grupo no aplicativo de mensagem WhatsApp Messenger, para o repasse de todos os materiais abordados e para ministrar aula aos alunos sobre assuntos que contemplam os experimentos, foi realizado um ensaio ilustrativo, a fim de que os alunos tivessem o primeiro contato com a prática. A feira de química aliada às tecnologias no processo de assimilação dos conteúdos mostra-se bastante eficiente, além de facilitar o envio de conteúdo, atividades e materiais disponibilizados na internet para leitura prévia. Foi possível perceber com apresentações um aprendizado significativo, visto que a utilização da tecnologia permitiu atribuir uma nova perspectiva para o conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FEIRA DE QUÍMICA, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10001_13092018191124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO LOPES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCELO LOPES" "autor_email" => "marcelo.lopes@acad.ifma.e" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }