Os PCN’s ditam a importância dos conceitos geométricos, que possibilita o individuo entender o mundo em que vive. Sendo assim, é fundamental trabalhar de diferentes maneiras em sala de aula para facilitar o processo de ensino e da aprendizagem. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de alunos de uma escola pública do município de São Lourenço da Mata-PE com uma turma de 9° ano após terem sido instruídos com base nas fases da aprendizagem de Van-Hiele, identificando em que nível do pensamento geométrico se encontrariam após a intervenção. Este artigo trata-se da continuação de uma pesquisa realizada anteriormente com esses mesmos alunos quando estavam no 8° ano, que na ocasião foi constatado que 65% deles tinha domínio do primeiro nível do modelo de Van-Hiele, 60% tinha domínio do segundo nível, 30% tinha domínio do terceiro nível e apenas 10% tinha domínio do quarto nível. Diante desses resultados muito abaixo do esperado houve a preocupação de fazer intervenções com o intuído de diminuir as dificuldades identificadas. Respaldamo-nos em uma metodologia qualitativa, a partir de um estudo de caso, que trouxe subsídios para abordar o conteúdo de quadriláteros notáveis a partir da Teoria de Van-Hiele. Com os resultados observou-se que o ensino de quadriláteros notáveis com o respaldo das Fases de Aprendizagem trazidas por Van-Hiele contribuiu para um melhor desempenho dos alunos comparando ao que se foi identificado quando eles estavam no 8° ano.