Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar tendências categoriais acerca da temática “Abordagem CTS com um viés voltado à EA”, nos trabalhos publicados em edições dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017.Visando avaliar a produção das pesquisas acadêmicas sobre “Abordagem CTS a EA”, foram investigadas as seguintes edições do evento: VIII ENPEC (2011), IX ENPEC (2013), X ENPEC (2015) e XI ENPEC (2017). Os artigos selecionados foram analisados quanto à distribuição de publicações por evento, foco temático,modalidades de ensino e sujeitos investigados. Os dados encontrados demonstram que apesar das diversas pesquisas envolvendo o enfoque CTS direcionado à EA apresentar uma considerável expansão nos últimos anos, estas ainda não refletem de forma satisfatória nos trabalhos publicados nos ENPEC’S. Este fato foi evidenciado pelo ínfimo número de estudos envolvendo essa temática nas edições do evento. Verificamos também que algumas tendências de pesquisa em CTS e EA continuam as mesmas, com a “formação e sujeitos investigados”, sendo predominante efetivada na educação básica, com o “foco temático” direcionado à implementação do enfoque CTS no contexto escolar. Acreditamos que os resultados desta pesquisa se constituem em uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS contextualizada com a EA em contexto local, regional, nacional e internacional.