Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ESPECIALIZADAS

Palavra-chaves: ABORDAGEM CTS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENPEC, ESTADO DA ARTE Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46206
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3706
    "inscrito_id" => 7345
    "titulo" => "ABORDAGEM CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ESPECIALIZADAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar tendências categoriais acerca da temática “Abordagem CTS com um viés voltado à EA”, nos trabalhos publicados em edições dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017.Visando avaliar a produção das pesquisas acadêmicas sobre “Abordagem CTS a EA”, foram investigadas as seguintes edições do evento: VIII ENPEC (2011), IX ENPEC (2013), X ENPEC (2015) e XI ENPEC (2017). Os artigos selecionados foram analisados quanto à distribuição de publicações por evento, foco temático,modalidades de ensino e sujeitos investigados. Os dados encontrados demonstram que apesar das diversas pesquisas envolvendo o enfoque CTS direcionado à EA apresentar uma considerável expansão nos últimos anos, estas ainda não refletem de forma satisfatória nos trabalhos publicados nos ENPEC’S. Este fato foi evidenciado pelo ínfimo número de estudos envolvendo essa temática nas edições do evento. Verificamos também que algumas tendências de pesquisa em CTS e EA continuam as mesmas, com a “formação e sujeitos investigados”, sendo predominante efetivada na educação básica, com o “foco temático” direcionado à implementação do enfoque CTS no contexto escolar. Acreditamos que os resultados desta pesquisa se constituem em uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS contextualizada com a EA em contexto local, regional, nacional e internacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM CTS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENPEC, ESTADO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7345_16092018214353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46206
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3706
    "inscrito_id" => 7345
    "titulo" => "ABORDAGEM CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ESPECIALIZADAS"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar tendências categoriais acerca da temática “Abordagem CTS com um viés voltado à EA”, nos trabalhos publicados em edições dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017.Visando avaliar a produção das pesquisas acadêmicas sobre “Abordagem CTS a EA”, foram investigadas as seguintes edições do evento: VIII ENPEC (2011), IX ENPEC (2013), X ENPEC (2015) e XI ENPEC (2017). Os artigos selecionados foram analisados quanto à distribuição de publicações por evento, foco temático,modalidades de ensino e sujeitos investigados. Os dados encontrados demonstram que apesar das diversas pesquisas envolvendo o enfoque CTS direcionado à EA apresentar uma considerável expansão nos últimos anos, estas ainda não refletem de forma satisfatória nos trabalhos publicados nos ENPEC’S. Este fato foi evidenciado pelo ínfimo número de estudos envolvendo essa temática nas edições do evento. Verificamos também que algumas tendências de pesquisa em CTS e EA continuam as mesmas, com a “formação e sujeitos investigados”, sendo predominante efetivada na educação básica, com o “foco temático” direcionado à implementação do enfoque CTS no contexto escolar. Acreditamos que os resultados desta pesquisa se constituem em uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS contextualizada com a EA em contexto local, regional, nacional e internacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM CTS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENPEC, ESTADO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7345_16092018214353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar tendências categoriais acerca da temática “Abordagem CTS com um viés voltado à EA”, nos trabalhos publicados em edições dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017.Visando avaliar a produção das pesquisas acadêmicas sobre “Abordagem CTS a EA”, foram investigadas as seguintes edições do evento: VIII ENPEC (2011), IX ENPEC (2013), X ENPEC (2015) e XI ENPEC (2017). Os artigos selecionados foram analisados quanto à distribuição de publicações por evento, foco temático,modalidades de ensino e sujeitos investigados. Os dados encontrados demonstram que apesar das diversas pesquisas envolvendo o enfoque CTS direcionado à EA apresentar uma considerável expansão nos últimos anos, estas ainda não refletem de forma satisfatória nos trabalhos publicados nos ENPEC’S. Este fato foi evidenciado pelo ínfimo número de estudos envolvendo essa temática nas edições do evento. Verificamos também que algumas tendências de pesquisa em CTS e EA continuam as mesmas, com a “formação e sujeitos investigados”, sendo predominante efetivada na educação básica, com o “foco temático” direcionado à implementação do enfoque CTS no contexto escolar. Acreditamos que os resultados desta pesquisa se constituem em uma contribuição para a reflexão, o debate, a consolidação e o avanço da pesquisa na área CTS contextualizada com a EA em contexto local, regional, nacional e internacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.