Atualmente devido ao crescimento populacional e consequentemente o grande consumo de bens e serviços o planeta vem sofrendo com o alto índice de poluição e degradação do meio ambiente. Uma maneira simples e totalmente viável para que ocorra mudança no comportamento da sociedade é a Educação Ambiental. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Caetano faz parte da rede pública de ensino da cidade de Bayeux – PB. Esta, por sua vez, recebe estudantes do bairro Alto da Boa Vista, Jardim Aeroporto e Rio do Meio onde o contexto histórico mostra claramente a desigualdade social da população. Além disso, o perfil do estudante revela a necessidade de superar os problemas econômicos e sociais. Atualmente a Educação Ambiental tem assumiu o desafio de garantir a construção de uma sociedade sustentável e consciente para que haja relação equilibrada entre a sociedade os recursos disponíveis a estas. Além disso, a Educação Ambiental busca despertar nas pessoas valores éticos básicos como cooperação, tolerância, dignidade, respeito à diversidade, etc. Sendo assim, tal estudo realizado com turmas do ensino médio da Educação Jovens e Adultos - busca, através das práticas, inseri-los na realidade do munícipio contribuindo, também, para a formação de cidadãos ativos e críticos com as questões ambientais.O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Caetano, da rede pública da cidade de Bayeux, na Paraíba. A comunidade na qual se insere a escola é próxima ao Aeroporto Castro Pinto. Através de práticas simples, mostrando que através da Educação Ambiental, é possível colaborar com o planeta usufruindo dos recursos naturais de maneira sustentável. Este trabalho proporcionou aos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Caetano uma maior interação e uma visão mais ampla no que diz respeito ao meio ambiente e as suas potencialidades.
Por meio de oficinas aplicadas em sala de aula os estudantes puderam realizar ações práticas que são capazes de reduzir os impactos ambientais causados pelo homem. Os estudantes fizeram o reaproveitamento de garrafas de vidro, que seriam descartadas, dando a elas uma nova função. Numa oficina intitulada “De lixo à arte decorativo” os discentes praticaram a habilidade de transformar um instrumento que demoraria mais de um milhão de anos para se decompor em objeto de adorno. Para tanto, a aplicação desta atividade, pode-se revelar como um instrumento para início da quebra deste paradigma educacional, onde os estudantes desenvolveram um posicionamento mais crítico e um olhar mais consciente em relação ao meio ambiente. As práticas despertaram nos discentes o senso que o reaproveitamento de resíduos além de contribuir com o meio ambiente também é capaz de gerar renda para família e para comunidade através de cooperativas. Importante destacar a importância de uma atividade transversal atrelada ao ensino de química visto em muitos momentos termos uma ineficiência desta prática e a falta de capacitação de docentes para desenvolver atividade como essa.