PENHA, Ana Cristina Gomes Da. Inovação educativa: um estudo multifacetado. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47658>. Acesso em: 04/11/2024 19:44
A inovação educativa é um objeto de estudo multifacetado. Como fenômeno, está relacionada às instituições escolares e às práticas pedagógicas, incluindo processos de aprendizagem de alunos e professores, como programas educativos, métodos, recursos pedagógicos e currículos, e até mesmo transformações nas formas de gestão e nas relações interpessoais, entre os atores escolares. As inovações podem emergir e se difundir em diversos níveis e modalidades de ensino e em contextos de educação não formal. Um dos principais pressupostos que sustenta a emergência de inovações educativas é que elas possibilitam o resgate de problemas decorrentes do distanciamento das políticas de Estado, aliadas às demandas por melhorias na qualidade da educação. Nessa perspectiva, a inovação constitui um meio para transformar os processos educacionais e as instituições escolares, de modo a incidir mais precisamente sobre as práticas pedagógicas, implicando diferentes formas de organização do trabalho educativo e da instituição. A modernização não implica necessariamente a modificação de processos correlacionados com o ensino e com a aprendizagem, quando utilizada para atender modelos educacionais tecnológicos. Além disso, no âmbito dos sistemas educativos, as ações de modernização tendem a ser intermitentes e não estão orientadas aos problemas mais profundos que envolvem as mudanças de atitude e de comportamento.