Refletir sobre as experiências educadoras, seus sujeitos, formações e práticas se faz necessário para o crescimento e aperfeiçoamento da atividade docente em toda sua amplitude, em especial no espaço acadêmico e científico. Pode-se observar também a revolução tecnológica que vivemos em nosso cotidiano que possibilitam um novo estilo de pedagogia, permitindo aprendizagens personalizadas e uma aprendizagem coletiva em rede. Inseridas nesse contexto, encontram-se as novas tecnologias da informação e comunicação, na qual destaca-se as mídias sociais digitais. De modo que este trabalho objetiva mapear, apresentar e refletir as produções sobre a temática mídias sociais e educação que foram publicadas nas últimas edições do Congresso Nacional de Educação, observando quais são as sub temáticas abordadas, as diferentes experiências e proposições apresentadas pelos autores. Foram encontrados 45 trabalhos na temática mídias sociais e educação. Percebe-se uma forte tendência do uso do Facebook no processo de ensino-aprendizagem. Observa-se também que o fator interatividade é bem explorado pelos autores. As práticas pedagógicas têm se dado em diversas disciplinas e em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental à pós-graduação. Ao observar os dados apresentados, juntamente com as discussões, pode-se perceber uma forte tendência das mídias sociais digitais enquanto ferramentas pedagógicas, em suas diversas possibilidades, nos mais diversos contextos e cenários. Tal prática tem sido bem estudada e há um número relevantes de trabalhos apresentados no Congresso Nacional de Educação nos últimos anos.