O Programa de Educação Tutorial (PET) busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o impacto das atividades pedagógicas de intervenção/mediação desenvolvidas pelo Grupo PET Química, que têm atualmente doze alunos bolsistas, e quatro não bolsistas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca (AL). Isso vem fundamentar a necessidade do futuro professor em se preocupar com uma nova metodologia, adquirindo uma nova postura, de mediador, levando a concepção ao aluno de perceber que ele pode mudar e se transformar em sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. É importante salientar que os processos formativos, ultrapassem a formação meramente acadêmica, a exemplo disso podemos citar o PET, que vem trazendo resultados satisfatórios no que se refere à formação destes discentes do curso de Química. A pesquisa foi de forma narrativa, no campo educacional, usando cartas como instrumento, que teve como tema “Elabore um texto narrativo discutindo a importância do PET na sua vida acadêmica, e as possíveis contribuições no seu futuro”. Então foi pedido aos petianos a elaboração de um texto, com caráter narrativo e reflexivo, sendo informada a intencionalidade da pesquisa. Com a posse dessas cartas, reuniríamos as informações e reorganização das ações.