A REALIDADE VIRTUAL
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Para tanto, o levantamento de algumas questões foram fundamentais para sistematizar e organizar as ideias iniciais dessa pesquisa, a saber: qual o conceito de Realidade Virtual e quais são as suas características? Quais os dispositivos que permitem que o usuário consiga manipular essa ferramenta? Como se dá a utilização da RV no âmbito educacional? Essas questões nos auxiliou a identificar com mais precisão as finalidades dessa ferramenta e se sua utilização produz ou não contribuições no processo de ensino e aprendizagem.\r\n Para tanto, verifica-se que a Realidade Virtual é uma ferramenta que tem a capacidade de inserir o usuário no sistema de computadores oportunizando a experiência de manipular objetos, visitar lugares, estar em contato com situações ou coisas que talvez não seria acessível, a exemplo de viagem a Marte, visitar o museu do Louvre, poder assistir uma aula sentado na primeira fileira em Harvard mesmo que esteja em qualquer cidade brasileira.\r\n Assim sendo, o insight aqui é que a RV, dentre outras tecnologias de interação digital, que propicia ao usuário a possibilidade de explorar e manipular o universo criado pelo software, por aproximar o usuário de experiências com um ambiente realístico, ou seja, segundo os autores Martins e Guimarães (2012), no sentido de que a máquina reproduz com fidelidade os objetos/ambientes reais, criando conectores individuais com os dispositivos, agregando um potencial pedagógico em novos espaços de aprendizagem. 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