A sociedade atual vem exigindo que os indivíduos se apropriem cada vez mais do universo da leitura, e, por conseguinte, que estes possam “ler o mundo a sua volta”; e assim compreender as mais variadas linguagens. Desse modo, a literatura é umas das leituras que além de provocar no leitor a sua sensibilidade, irá auxiliá-lo a entender o mundo. Ademais, tem-se também a linguagem cinematográfica, que além de ter a função de entretenimento, tem uma grande contribuição pedagógica para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Neste contexto, a Literatura e o cinema se ajudam mutuamente, visto que podem servir de inspiração um para o outro, seja para o escritor escrever sua obra ou para o roteirista compor seu filme; sendo assim, entram em cena as inúmeras obras literárias que foram adaptadas para o cinema. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo propor uma metodologia para fomentar a formação do aluno leitor literário, mediante o estudo das narrativas na sala de aula a partir do conto “O Enfermeiro” de Machado de Assis, e sua adaptação cinematográfica. A proposta é formulada através do Método Recepcional de Bordini & Aguiar (1993). Este método é eficaz para formação do aluno leitor literário, pois ajudará no desenvolvimento de leitores críticos, e de pessoas mais humanas e reflexivas.