As políticas públicas educacionais no Ceará voltadas para as avaliações têm instituído o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará na alfabetização, o SPAECE-Alfa como marco no desenvolvimento da alfabetização no estado. Entretanto, embates e dilemas giram em torno dessas avaliações trazendo à tona discussões acerca de como seus resultados são postos no contexto escolar. Por esta razão, o presente trabalho tem como objetivo discutir os sentidos das avaliações externas e suas implicações na consolidação da alfabetização das crianças. Para tal, este trabalho fundamenta-se teoricamente na concepção histórico-social construída por Vygotsky, tendo como aportes os estudos desenvolvidos por Hofmann (2001) e Luckesi (2011a, 2011b) sobre a avaliação da aprendizagem, bem como outros que tratam da temática avaliação educacional. A metodologia empregada é baseada na perspectiva de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca das políticas educacionais e possíveis incrementos para uma avaliação pautada não só em resultados, mas na aprendizagem significativa.