Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRESSÃO CONTINUADA VERSUS APROVAÇÃO AUTOMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRESSÃO CONTINUADA, APROVAÇÃO AUTOMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho objetiva discutir sobre a relevância da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I e analisar o discurso de um professor sobre as implicações da progressão continuada no contexto de uma turma de alunos do quarto ano de uma escola pública municipal. Avaliação é um dos componentes didáticos, considerada prática necessária no fazer docente, pois através dela o professor avalia a aprendizagem dos alunos e, também, tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática. No que se refere ao delineamento metodológico, esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, embasada nas contribuições de Oliveira (1978), Almeida (2010), entre outros autores; é também uma pesquisa de campo, realizada no primeiro semestre de 2017, na Escola Municipal Dr. Severiano, localizada na cidade de Coronel João Pessoa/RN. Severiano. Os resultados obtidos nos permitem inferir que o sistema da progressão continuada não é tão positivo na prática, como é o caso da escola campo de pesquisa. No entanto, o fato de os alunos estarem no quarto ano sem boa parte das competências básicas como requer esta série é, entre muitos fatores, consequência da promoção automática, já que eles avançaram de um ano para o outro, mas não adquiriram totalmente as habilidades básicas da matemática, da leitura e da escrita. Logo, a fim de que o ensino e aprendizagem sejam de qualidade, faz-se necessário que diretores, supervisores e professores reavaliem a forma como o ciclo de alfabetização está organizado e a forma como é colocado em prática na escola pública.

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