Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNOLOGIA ARDUINO EM EXPERIMENTOS DE FÍSICA

Palavra-chaves: ARDUINO, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTOS Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48330
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 6854
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA ARDUINO EM EXPERIMENTOS DE FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender como o uso do arduino acoplado ao computador pode motivar professores e alunos a realizar medidas de diversas naturezas em diferentes experimentos. A placa Arduino apresenta-se como uma plataforma versátil para a realização de diversos experimentos físicos, uma vez que suas funcionalidades podem variar conforme o uso de diferentes equipamentos (sensores, servomecanismos etc.) que podem ser conectados ao Arduino. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo realizado no Instituto Federal de educação, ciência, e tecnologia do Piauí (IFPI), localizado na cidade de ANGICAL – PI com alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Física do turno da noite. Portanto com os resultados da pesquisa fica claro que com uso de placas de baixo custo, opensource, com várias possibilidades de aplicação, sua aquisição em institutos se faz necessário para um melhor ensino aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARDUINO, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6854_06092018231541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIEL VICTOR FREITAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIEL"
    "autor_email" => "francielvictor@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48330
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 6854
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA ARDUINO EM EXPERIMENTOS DE FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender como o uso do arduino acoplado ao computador pode motivar professores e alunos a realizar medidas de diversas naturezas em diferentes experimentos. A placa Arduino apresenta-se como uma plataforma versátil para a realização de diversos experimentos físicos, uma vez que suas funcionalidades podem variar conforme o uso de diferentes equipamentos (sensores, servomecanismos etc.) que podem ser conectados ao Arduino. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo realizado no Instituto Federal de educação, ciência, e tecnologia do Piauí (IFPI), localizado na cidade de ANGICAL – PI com alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Física do turno da noite. Portanto com os resultados da pesquisa fica claro que com uso de placas de baixo custo, opensource, com várias possibilidades de aplicação, sua aquisição em institutos se faz necessário para um melhor ensino aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARDUINO, ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID6854_06092018231541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIEL VICTOR FREITAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIEL"
    "autor_email" => "francielvictor@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como o uso do arduino acoplado ao computador pode motivar professores e alunos a realizar medidas de diversas naturezas em diferentes experimentos. A placa Arduino apresenta-se como uma plataforma versátil para a realização de diversos experimentos físicos, uma vez que suas funcionalidades podem variar conforme o uso de diferentes equipamentos (sensores, servomecanismos etc.) que podem ser conectados ao Arduino. A metodologia utilizada para este trabalho foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo realizado no Instituto Federal de educação, ciência, e tecnologia do Piauí (IFPI), localizado na cidade de ANGICAL – PI com alunos do 4º período do Curso de Licenciatura em Física do turno da noite. Portanto com os resultados da pesquisa fica claro que com uso de placas de baixo custo, opensource, com várias possibilidades de aplicação, sua aquisição em institutos se faz necessário para um melhor ensino aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.