Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTOCO PEDAGÓGICO, GESTÃO, CCURRÍCULO, DEMOCRACIA Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      A presente pesquisa tem como intuito principal analisar a gestão democrática em uma escola municipal de Olinda, especificamente na construção e atuação do seu projeto político pedagógico.  Teve como finalidade observar a relação entre a teoria e prática deste currículo(P.P.P.) no ambiente escolar, analisando as implicações projetadas para a comunidade em torno da escola, tendo como objetivo a materialização e organização do trabalho  pedagógico realizado pelo mesmo.\r\n
      \tO método utilizado foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos levantamentos bibliográficos e coleta de dados. Por isso, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com alguns participantes da comunidade escolar, onde, nelas, foram pesquisadas elementos que indicam se a gestora realiza de fato a democracia com a participação de todos ou não.\r\n
      \tOs discursos coletados dialogam com os levantamentos bibliográficos. A escola vem tentando implementar na sua prática pedagógica a perspectiva desta gestão, para que se faça presente em toda comunidade escolar.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa tem como intuito principal analisar a gestão democrática em uma escola municipal de Olinda, especificamente na construção e atuação do seu projeto político pedagógico. Teve como finalidade observar a relação entre a teoria e prática deste currículo(P.P.P.) no ambiente escolar, analisando as implicações projetadas para a comunidade em torno da escola, tendo como objetivo a materialização e organização do trabalho pedagógico realizado pelo mesmo. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos levantamentos bibliográficos e coleta de dados. Por isso, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com alguns participantes da comunidade escolar, onde, nelas, foram pesquisadas elementos que indicam se a gestora realiza de fato a democracia com a participação de todos ou não. Os discursos coletados dialogam com os levantamentos bibliográficos. A escola vem tentando implementar na sua prática pedagógica a perspectiva desta gestão, para que se faça presente em toda comunidade escolar. Observamos que a implementação desta nova perspectiva provocam diversas aprendizagem para todos, principalmente quando todos participam e tem voz, sendo assim mais justa para todos os ambientes envolvidos (ambiente escolar e extra escolar).

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