A presente pesquisa tem como intuito principal analisar a gestão democrática em uma escola municipal de Olinda, especificamente na construção e atuação do seu projeto político pedagógico. Teve como finalidade observar a relação entre a teoria e prática deste currículo(P.P.P.) no ambiente escolar, analisando as implicações projetadas para a comunidade em torno da escola, tendo como objetivo a materialização e organização do trabalho pedagógico realizado pelo mesmo.
O método utilizado foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos levantamentos bibliográficos e coleta de dados. Por isso, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com alguns participantes da comunidade escolar, onde, nelas, foram pesquisadas elementos que indicam se a gestora realiza de fato a democracia com a participação de todos ou não.
Os discursos coletados dialogam com os levantamentos bibliográficos. A escola vem tentando implementar na sua prática pedagógica a perspectiva desta gestão, para que se faça presente em toda comunidade escolar.
Observamos que a implementação desta nova perspectiva provocam diversas aprendizagem para todos, principalmente quando todos participam e tem voz, sendo assim mais justa para todos os ambientes envolvidos (ambiente escolar e extra escolar).