Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO RESGATE DA MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE SOBRADINHO-BA

Palavra-chaves: MEMÓRIA, IDENTIDADE, ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
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        Para CASTELL (2005) a identidade é “a fonte de significado, experiência de um povo.” (...) Toda e qualquer identidade é construída e a escola pode contribuir nesse processo.  Ela deve ser alvo da educação patrimonial, não apenas como ação  que faz parte da  pesquisa  arqueológica,  mas para que  através de atividades mediadas pelo professor na sua prática cotidiana,  haja a  construção de sujeitos identificados por uma memória social a partir do Patrimônio. É nesse contexto que se insere este trabalho, considerando que conhecer as riquezas e história do lugar onde se vive  e reconhecer-se como parte dele, pode contribuir para o desenvolvimento de um cidadão comprometido com a valorização e preservação do meio ambiente. \r\n
      Os estudos arqueológicos, as ações promovidas pela SME, assim como ações desenvolvidas pela escola tem contribuído para a construção da identidade cultural de Sobradinho, porém pouco ainda se conhece sobre a história local e as riquezas arqueológicas. È preciso continuar o estudo, promover divulgação, expandindo o debate sobre a identidade do município, tornando conhecida às novas gerações o patrimônio  histórico e cultural local.
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        Para CASTELL (2005) a identidade é “a fonte de significado, experiência de um povo.” (...) Toda e qualquer identidade é construída e a escola pode contribuir nesse processo.  Ela deve ser alvo da educação patrimonial, não apenas como ação  que faz parte da  pesquisa  arqueológica,  mas para que  através de atividades mediadas pelo professor na sua prática cotidiana,  haja a  construção de sujeitos identificados por uma memória social a partir do Patrimônio. É nesse contexto que se insere este trabalho, considerando que conhecer as riquezas e história do lugar onde se vive  e reconhecer-se como parte dele, pode contribuir para o desenvolvimento de um cidadão comprometido com a valorização e preservação do meio ambiente. \r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O discurso dominante conta a história de Sobradinho-BA a partir da construção da hidroelétrica em 1974. Com o estudo das pinturas rupestres, e resgate da memória de antigos moradores, pesquisas arqueológicas apontaram para a presença de povos pré-coloniais ligados à identidade local. Embora esse patrimônio não seja tão conhecido, percebe-se uma busca por reconhecimento dessa identidade cultural. Para CASTELL (2005) a identidade é “a fonte de significado, experiência de um povo.” (...) Toda e qualquer identidade é construída e a escola pode contribuir nesse processo. Ela deve ser alvo da educação patrimonial, não apenas como ação que faz parte da pesquisa arqueológica, mas para que através de atividades mediadas pelo professor na sua prática cotidiana, haja a construção de sujeitos identificados por uma memória social a partir do Patrimônio. É nesse contexto que se insere este trabalho, considerando que conhecer as riquezas e história do lugar onde se vive e reconhecer-se como parte dele, pode contribuir para o desenvolvimento de um cidadão comprometido com a valorização e preservação do meio ambiente. Os estudos arqueológicos, as ações promovidas pela SME, assim como ações desenvolvidas pela escola tem contribuído para a construção da identidade cultural de Sobradinho, porém pouco ainda se conhece sobre a história local e as riquezas arqueológicas. È preciso continuar o estudo, promover divulgação, expandindo o debate sobre a identidade do município, tornando conhecida às novas gerações o patrimônio histórico e cultural local.

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