Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA DE QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO NO IFMA CAMPUS CAXIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, METOLOGIA DE ENSINO, PRATICA EXPERIMENTAL Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47421
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 9391
    "titulo" => "FEIRA DE QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO NO IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "resumo" => "No ensino médio, a área das ciências exatas são as que menor desperta interesse nos alunos, um exemplo é a disciplina de Química. Tal fato pode estar relacionado à dificuldade de compreensão de seus conteúdos. Tendo em vista, a necessidade de minimizar essas dificuldades, a Feira de Química mostra-se uma maneira de contribui no processo ensino-aprendizagem, permitindo uma maior interação dos alunos com os conteúdos ministrados em sala de aula. Visto isto, o trabalho teve como objetivo desenvolver experimentos como ferramenta de expansão do conhecimento científico para alunos do ensino médio, avaliando se esta proposta de teoria-prática auxiliou na compreensão dos conteúdos de química e se estimulou a pesquisa e descoberta científica para aqueles que participaram da feira. Para o desenvolvimento deste trabalho foi planejado e executado a Feira de Química que contemplou as turmas do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Caxias, após a execução do evento, foi aplicado um questionário com 31 participantes, sendo 11 alunos do 1° ano, 10 do 2° ano e 10 do 3° ano, abordando sobre a importância das práticas experimentais para auxiliar na compreensão da disciplina. Com os dados adquiridos percebeu-se que durante o ensino fundamental muitos dos alunos que participaram nunca tiveram contato com essa dinâmica de ensino, nota-se que as feiras ajudam a despertar a curiosidade e o interesse, uma vez que, os estudantes inseridos na realização das atividades experimentais adquirem seus próprios conhecimentos. Desta forma, conclui-se que, as atividades práticas-teóricas contribuíram para o processo de expansão e popularização da ciência e obteve-se uma avaliação positiva referente a construção do conhecimento sobre os conteúdos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METOLOGIA DE ENSINO, PRATICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9391_01092018211123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONE FERREIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JHONE CASTRO"
    "autor_email" => "c.jhone@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, IFMA CAMPUS-CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47421
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 9391
    "titulo" => "FEIRA DE QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO NO IFMA CAMPUS CAXIAS"
    "resumo" => "No ensino médio, a área das ciências exatas são as que menor desperta interesse nos alunos, um exemplo é a disciplina de Química. Tal fato pode estar relacionado à dificuldade de compreensão de seus conteúdos. Tendo em vista, a necessidade de minimizar essas dificuldades, a Feira de Química mostra-se uma maneira de contribui no processo ensino-aprendizagem, permitindo uma maior interação dos alunos com os conteúdos ministrados em sala de aula. Visto isto, o trabalho teve como objetivo desenvolver experimentos como ferramenta de expansão do conhecimento científico para alunos do ensino médio, avaliando se esta proposta de teoria-prática auxiliou na compreensão dos conteúdos de química e se estimulou a pesquisa e descoberta científica para aqueles que participaram da feira. Para o desenvolvimento deste trabalho foi planejado e executado a Feira de Química que contemplou as turmas do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Caxias, após a execução do evento, foi aplicado um questionário com 31 participantes, sendo 11 alunos do 1° ano, 10 do 2° ano e 10 do 3° ano, abordando sobre a importância das práticas experimentais para auxiliar na compreensão da disciplina. Com os dados adquiridos percebeu-se que durante o ensino fundamental muitos dos alunos que participaram nunca tiveram contato com essa dinâmica de ensino, nota-se que as feiras ajudam a despertar a curiosidade e o interesse, uma vez que, os estudantes inseridos na realização das atividades experimentais adquirem seus próprios conhecimentos. Desta forma, conclui-se que, as atividades práticas-teóricas contribuíram para o processo de expansão e popularização da ciência e obteve-se uma avaliação positiva referente a construção do conhecimento sobre os conteúdos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METOLOGIA DE ENSINO, PRATICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9391_01092018211123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONE FERREIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "JHONE CASTRO"
    "autor_email" => "c.jhone@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, IFMA CAMPUS-CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No ensino médio, a área das ciências exatas são as que menor desperta interesse nos alunos, um exemplo é a disciplina de Química. Tal fato pode estar relacionado à dificuldade de compreensão de seus conteúdos. Tendo em vista, a necessidade de minimizar essas dificuldades, a Feira de Química mostra-se uma maneira de contribui no processo ensino-aprendizagem, permitindo uma maior interação dos alunos com os conteúdos ministrados em sala de aula. Visto isto, o trabalho teve como objetivo desenvolver experimentos como ferramenta de expansão do conhecimento científico para alunos do ensino médio, avaliando se esta proposta de teoria-prática auxiliou na compreensão dos conteúdos de química e se estimulou a pesquisa e descoberta científica para aqueles que participaram da feira. Para o desenvolvimento deste trabalho foi planejado e executado a Feira de Química que contemplou as turmas do ensino médio do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Caxias, após a execução do evento, foi aplicado um questionário com 31 participantes, sendo 11 alunos do 1° ano, 10 do 2° ano e 10 do 3° ano, abordando sobre a importância das práticas experimentais para auxiliar na compreensão da disciplina. Com os dados adquiridos percebeu-se que durante o ensino fundamental muitos dos alunos que participaram nunca tiveram contato com essa dinâmica de ensino, nota-se que as feiras ajudam a despertar a curiosidade e o interesse, uma vez que, os estudantes inseridos na realização das atividades experimentais adquirem seus próprios conhecimentos. Desta forma, conclui-se que, as atividades práticas-teóricas contribuíram para o processo de expansão e popularização da ciência e obteve-se uma avaliação positiva referente a construção do conhecimento sobre os conteúdos de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.