O ENSINO SUPERIOR E A (IN) VISIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48071 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR E A (IN) VISIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Este trabalho teve origem a partir das atividades realizadas como bolsista no NACE - Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco. O campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste. Tendo como a seguinte inquietação: quais os fatores que contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência no ensino superior? Assim elegemos como objetivo geral: compreender o processo de permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. E como específicos: verificar a efetivação da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior; refletir acerca da (in)visibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior; identificar possíveis desafios que possam impossibilitar a permanência no ensino superior. Em nosso percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, nosso campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, na qual participaram cinco estudantes com deficiência. Conclui-se que o processo de permanência é lento, porem vem suprindo as principais necessidades dos estudantes. Que o NACE/CAA é um núcleo de suma importância para a visibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, por proporcionar atividades que possibilitam reflexões e superação das barreiras e entraves existente na concretização da inclusão educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, ENSINO SUPERIOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID447_17092018155526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48071 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "O ENSINO SUPERIOR E A (IN) VISIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Este trabalho teve origem a partir das atividades realizadas como bolsista no NACE - Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco. O campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste. Tendo como a seguinte inquietação: quais os fatores que contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência no ensino superior? Assim elegemos como objetivo geral: compreender o processo de permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. E como específicos: verificar a efetivação da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior; refletir acerca da (in)visibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior; identificar possíveis desafios que possam impossibilitar a permanência no ensino superior. Em nosso percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, nosso campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, na qual participaram cinco estudantes com deficiência. Conclui-se que o processo de permanência é lento, porem vem suprindo as principais necessidades dos estudantes. Que o NACE/CAA é um núcleo de suma importância para a visibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, por proporcionar atividades que possibilitam reflexões e superação das barreiras e entraves existente na concretização da inclusão educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, ENSINO SUPERIOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID447_17092018155526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }