Este trabalho teve origem a partir das atividades realizadas como bolsista no NACE - Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco. O campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste. Tendo como a seguinte inquietação: quais os fatores que contribuem para a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência no ensino superior? Assim elegemos como objetivo geral: compreender o processo de permanência da pessoa com deficiência no ensino superior. E como específicos: verificar a efetivação da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior; refletir acerca da (in)visibilidade da pessoa com deficiência no ensino superior; identificar possíveis desafios que possam impossibilitar a permanência no ensino superior. Em nosso percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, nosso campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, na qual participaram cinco estudantes com deficiência. Conclui-se que o processo de permanência é lento, porem vem suprindo as principais necessidades dos estudantes. Que o NACE/CAA é um núcleo de suma importância para a visibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, por proporcionar atividades que possibilitam reflexões e superação das barreiras e entraves existente na concretização da inclusão educacional.