Pitágoras foi um filósofo grego, sendo quase sempre descrito como o primeiro matemático puro, tido como uma personalidade extremamente importante no desenvolvimento da matemática. O estudo está inserido no campo da Educação matemática e tem como objetivo compreender as etapas do desenvolvimento da Matemática a partir das contribuições de Pitágoras. A pesquisa justifica-se, não apenas, pela necessidade de se ter uma melhor compreensão do tema abordado, mas por ele ter sido responsável pela descoberta e demonstração de uma relação existente entre a medida dos lados de triângulos retângulos que se caracteriza como Teorema de Pitágoras. Os fundamentos teóricos se basearam nas concepções de Baldor (1969) e Boyer (1996), em função da História da Matemática, Machado (2009), quando ele aponta que Pitágoras como filósofo com suas obras e afirmações revolucionou o mundo. Os fundamentos metodológicos foram desenvolvidos através de uma abordagem qualitativa, a partir das concepções de (OLIVEIRA, 2011). Exploratória de forma descritiva em função das considerações de (MOREIRA, 2003). Na definição do estudo, ficou evidente a partir das afirmações de Brunschivick (1929), quando ele aponta que as 370 diferentes demonstrações provando um mesmo fato sobre o referido teorema estão classificadas em quatro grandes grupos, ou seja: Algébricas: baseadas nas relações métricas no triângulo retângulo; Geométricas: baseada em comparação de áreas; Vetoriais: baseadas em operações com vetores e empregando o conceito de direção; Dinâmicas: baseadas em massa e velocidade. Tais caracterizações demarcam os importantes aspectos das contribuições de Pitágoras a partir do seu legado para o desenvolvimento da humanidade.