WEB QUIZ VIRAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49340 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3821 "inscrito_id" => 10552 "titulo" => "WEB QUIZ VIRAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA" "resumo" => "Em um mundo conectado e tecnológico, a escola tradicional conteudista torna-se progressivamente obsoleta e o ensino de Biologia pautado na alfabetização científica e preocupando-se com as relações observadas entre as ciências, as tecnologias e a sociedade é primordial. O uso de tecnologias amplamente difundidas no cotidiano dentro do contexto escolar torna o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para o alunado, além de estimular a sua participação de forma ativa. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade realizada com o 2° ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. Nesta atividade os estudantes, divididos em grupos, foram orientados a criar uma web quiz, com o tema Vírus, utilizando o software Google docs. Os questionários produzidos pelos estudantes foram avaliados pelas professoras orientadoras quanto ao embasamento teórico e adequação dos conteúdos e disponibilizados para os demais discentes para serem respondidos. Em um segundo momento, os dados produzidos (respostas, porcentagens de acertos e erros, gráficos gerados) foram analisados e apresentados para a turma. Durante a realização da atividade os estudantes demonstraram autonomia e atuaram como protagonistas do processo ensino-aprendizagem, produzindo questões pertinentes com o tema, relacionando-as com imagens, gifs e vídeos, além da preocupação com a forma de apresentação e o entendimento dos colegas. Com este trabalho podemos concluir que o uso de tecnologias e mais especificamente, da web quiz se mostra como excelente recurso pedagógico, tornando os alunos participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo na construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "WEB QUIZ, ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10552_17092018094127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA CONCEIÇÃO GOMES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "NATASHA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhonatasha@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49340 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3821 "inscrito_id" => 10552 "titulo" => "WEB QUIZ VIRAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA" "resumo" => "Em um mundo conectado e tecnológico, a escola tradicional conteudista torna-se progressivamente obsoleta e o ensino de Biologia pautado na alfabetização científica e preocupando-se com as relações observadas entre as ciências, as tecnologias e a sociedade é primordial. O uso de tecnologias amplamente difundidas no cotidiano dentro do contexto escolar torna o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para o alunado, além de estimular a sua participação de forma ativa. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade realizada com o 2° ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. Nesta atividade os estudantes, divididos em grupos, foram orientados a criar uma web quiz, com o tema Vírus, utilizando o software Google docs. Os questionários produzidos pelos estudantes foram avaliados pelas professoras orientadoras quanto ao embasamento teórico e adequação dos conteúdos e disponibilizados para os demais discentes para serem respondidos. Em um segundo momento, os dados produzidos (respostas, porcentagens de acertos e erros, gráficos gerados) foram analisados e apresentados para a turma. Durante a realização da atividade os estudantes demonstraram autonomia e atuaram como protagonistas do processo ensino-aprendizagem, produzindo questões pertinentes com o tema, relacionando-as com imagens, gifs e vídeos, além da preocupação com a forma de apresentação e o entendimento dos colegas. Com este trabalho podemos concluir que o uso de tecnologias e mais especificamente, da web quiz se mostra como excelente recurso pedagógico, tornando os alunos participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo na construção do conhecimento científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "WEB QUIZ, ENSINO-APRENDIZAGEM, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10552_17092018094127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATASHA CONCEIÇÃO GOMES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "NATASHA CARVALHO" "autor_email" => "carvalhonatasha@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }