Em um mundo conectado e tecnológico, a escola tradicional conteudista torna-se progressivamente obsoleta e o ensino de Biologia pautado na alfabetização científica e preocupando-se com as relações observadas entre as ciências, as tecnologias e a sociedade é primordial. O uso de tecnologias amplamente difundidas no cotidiano dentro do contexto escolar torna o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para o alunado, além de estimular a sua participação de forma ativa. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade realizada com o 2° ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias. Nesta atividade os estudantes, divididos em grupos, foram orientados a criar uma web quiz, com o tema Vírus, utilizando o software Google docs. Os questionários produzidos pelos estudantes foram avaliados pelas professoras orientadoras quanto ao embasamento teórico e adequação dos conteúdos e disponibilizados para os demais discentes para serem respondidos. Em um segundo momento, os dados produzidos (respostas, porcentagens de acertos e erros, gráficos gerados) foram analisados e apresentados para a turma. Durante a realização da atividade os estudantes demonstraram autonomia e atuaram como protagonistas do processo ensino-aprendizagem, produzindo questões pertinentes com o tema, relacionando-as com imagens, gifs e vídeos, além da preocupação com a forma de apresentação e o entendimento dos colegas. Com este trabalho podemos concluir que o uso de tecnologias e mais especificamente, da web quiz se mostra como excelente recurso pedagógico, tornando os alunos participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo na construção do conhecimento científico.