Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO MATEMÁTICA DE UMA FORMA PRÁTICA, EXPERIMENTAL, DIVERTIDA E SIGNIFICATIVA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO.

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MOTIVAÇÃO, MOTIVAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46371
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1998
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA DE UMA FORMA PRÁTICA, EXPERIMENTAL, DIVERTIDA E SIGNIFICATIVA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO."
    "resumo" => "Este artigo é o resultado de um projeto desenvolvido numa escola do município de Patos no ano de 2017. Tendo como ênfase trabalhar e ensinar Matemática desenvolvendo o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas fazendo uso da leitura, interpretação dos mesmos e organização das idéias. A motivação para o processo de ensino aprendizagem seria o ponto máximo, pois sua presença é extremamente importante e sua presença é relevante para o sucesso na aprendizagem escolar, porque quando se está motivado tem-se prazer em fazer algo e o prazer é o estimulo na aquisição do conhecimento. Sendo mediado por uma professora dessa unidade de ensino das turmas dos 1º e 2º série do Ensino Médio dessa escola, na disciplina de Matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes  e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas trabalhadas, além de motivar os alunos aprenderem matemática de forma diferente, dissociada do tradicionalismo. Para isso, é necessário uma apresentação da matemática que exerça atração sobre o estudante, sendo de suma importância uma metodologia e didática que compõem o par indissociável conteúdo e prática que, quando bem interligados trazem prazer e motivação para aprender. Dessa maneira, apresentaremos uma Matemática que tem significado e razão de existir, que propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, desenvolva a criatividade, reconheça o contexto sociocultural dos alunos, construa cidadãos pensantes, criativos, críticos, participativos e preparados para o mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MOTIVAÇÃO, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1457_09092018155757.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS "
    "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS"
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46371
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1998
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA DE UMA FORMA PRÁTICA, EXPERIMENTAL, DIVERTIDA E SIGNIFICATIVA NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO."
    "resumo" => "Este artigo é o resultado de um projeto desenvolvido numa escola do município de Patos no ano de 2017. Tendo como ênfase trabalhar e ensinar Matemática desenvolvendo o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas fazendo uso da leitura, interpretação dos mesmos e organização das idéias. A motivação para o processo de ensino aprendizagem seria o ponto máximo, pois sua presença é extremamente importante e sua presença é relevante para o sucesso na aprendizagem escolar, porque quando se está motivado tem-se prazer em fazer algo e o prazer é o estimulo na aquisição do conhecimento. Sendo mediado por uma professora dessa unidade de ensino das turmas dos 1º e 2º série do Ensino Médio dessa escola, na disciplina de Matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes  e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas trabalhadas, além de motivar os alunos aprenderem matemática de forma diferente, dissociada do tradicionalismo. Para isso, é necessário uma apresentação da matemática que exerça atração sobre o estudante, sendo de suma importância uma metodologia e didática que compõem o par indissociável conteúdo e prática que, quando bem interligados trazem prazer e motivação para aprender. Dessa maneira, apresentaremos uma Matemática que tem significado e razão de existir, que propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, desenvolva a criatividade, reconheça o contexto sociocultural dos alunos, construa cidadãos pensantes, criativos, críticos, participativos e preparados para o mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MOTIVAÇÃO, MOTIVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1457_09092018155757.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS "
    "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS"
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é o resultado de um projeto desenvolvido numa escola do município de Patos no ano de 2017. Tendo como ênfase trabalhar e ensinar Matemática desenvolvendo o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas fazendo uso da leitura, interpretação dos mesmos e organização das idéias. A motivação para o processo de ensino aprendizagem seria o ponto máximo, pois sua presença é extremamente importante e sua presença é relevante para o sucesso na aprendizagem escolar, porque quando se está motivado tem-se prazer em fazer algo e o prazer é o estimulo na aquisição do conhecimento. Sendo mediado por uma professora dessa unidade de ensino das turmas dos 1º e 2º série do Ensino Médio dessa escola, na disciplina de Matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas trabalhadas, além de motivar os alunos aprenderem matemática de forma diferente, dissociada do tradicionalismo. Para isso, é necessário uma apresentação da matemática que exerça atração sobre o estudante, sendo de suma importância uma metodologia e didática que compõem o par indissociável conteúdo e prática que, quando bem interligados trazem prazer e motivação para aprender. Dessa maneira, apresentaremos uma Matemática que tem significado e razão de existir, que propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, desenvolva a criatividade, reconheça o contexto sociocultural dos alunos, construa cidadãos pensantes, criativos, críticos, participativos e preparados para o mundo real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.