Neste trabalho mostramos algumas possibilidades didático-pedagógicas para a construção coletiva de projeto de desenvolvimento do turismo de base comunitária em assentamentos rurais. A conquista da terra pelos movimentos sociais do campo brasileiro é resultado, na grande maioria dos casos, de intensa luta coletiva. Todavia, o acesso à um lote de assentamento de reforma agrária não significa o fim da batalha, mas sim, o início de novas lutas e estratégias para permanência com dignidade e qualidade de vida nessa nova situação. Cada vez mais, percebe-se que o campo não é apenas significado de atividades agrícolas e pecuária, mas que abarca outras atividades denominadas como alternativa não-agrícolas, as quais podem significar opções a serem realizadas tanto no meio rural, quanto no meio urbano. Neste cenário de novas ruralidades, uma das opções que vêm crescendo no país é a prática do turismo no espaço rural. Termo amplo que abrange uma variedade de situações possíveis, desde grandes empreendimentos de hospedagem e lazer até pequenos sítios que abrem suas porteiras para o recebimento de visitantes. Para que as comunidades rurais tenham autonomia no planejamento, execução e avaliação da atividade, o diálogo entre os saberes acadêmicos e locais pode ser um aliado, desde que saiba respeitar as práticas sociais e necessidades sentidas pelos moradores.