Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA DA UNIDADE CURRICULAR DE ACÚSTICA E PSICOACÚSTICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, ACÚSTICA, PSICOACÚSTICA Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem ganham mais espaço no meio acadêmico. Isso devido aos vários benefícios com seu uso, por exemplo, a maior interação do discente em sala de aula, altos índices de assiduidade entre outros. A implementação dessa metodologia na unidade curricular de Acústica e Psicoacústica veio da necessidade da junção de conceitos biofísicos e suas aplicações na prática fonoaudiológica, tendo como objetivo principal desenvolver as múltiplas habilidades do discente visando excelência acadêmica. Esse estudo tem como objetivo relatar metodologias utilizadas para facilitar o processo na monitoria da unidade curricular de Acústica e Psicoacústica. As aulas foram ministradas no curso de Fonoaudiologia contendo o número de 20 discentes do período inicial e um discente monitor e seguiram do período de Março a Junho de 2018. Foram realizadas 10 sessões de monitoria seguindo os objetivos de aprendizagem de cada aula. A monitoria subsidiou os estudantes fortalecendo e solidificando a aprendizagem, com ênfase nos aspectos críticos observados durante a aula nas quais foram utilizadas metodologias como: Simulações, droug and drop, prática experiencial e estações de aprendizagem que foram aplicadas de diferentes formas, sendo utilizadas uma ou mais por aula. Diante a experiência vivenciada pelo monitor no decorrer de suas aulas, a metodologia ativa se apresentou como grande aliada no processo de aprendizagem funcionando como ferramenta de ensino, sendo de grande importância destacar sua relevância na implementação de novas metodologias visando melhores resultados acadêmicos.

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