Este presente artigo tem como objetivo central mostrar a importância dos “3Rs” na preservação ambiental promovendo discussões, reflexões e debates no ensino fundamental, uma vez que esses debates se detêm a conceitos distantes da realidade dos estudantes. A obtenção de dados foi possibilitada a partir da realização de oficina e palestra sobre o tema, trabalhados na Escola Municipal André Cesário de Albuquerque na cidade de São Vicente Férrer - PE, através de debates propostos e da participação dos estudantes em atividades que envolvessem o tema e seus conhecimentos prévios. As etapas iniciais se desenvolveram durante o período de estágio supervisionado dos autores, acompanhados de atividades extracurriculares que obtivessem maior alcance estudantil. O norteamento que embasou a discussão da presente pesquisa se deu na necessidade de observar como os temas ambientais eram tratados na escola e refletidos na sociedade, levando a indagação da eficácia de debate sobre os conceitos ambientais, levando a pesquisa a trilhar sobre a didática e do tradicionalismo implantado nas discussões. A partir dessa análise, percebeu-se que há necessidade de atrelar o discurso ambiental nas escolas, e fazer relação destes com a realidade e vivência estudantil, e em apoio a isso, a política dos “3Rs” pode ser aplicada, aproximando o cotidiano dos estudantes a uma preocupação ecológica e sustentável.