Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A NOÇÃO DE EQUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO: UM OLHA SOBRE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Palavra-chaves: NOÇÃO DE EQUAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO, TRATAMENTO, CONVERSÃO, CONVERSÃO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46047
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1448
    "inscrito_id" => 6434
    "titulo" => "A NOÇÃO DE EQUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO: UM OLHA SOBRE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta resultados de uma investigação documental no qual teve como objetivo geral analisar as atividades da noção inicial de equação que está disposto no livro didático de matemática (do professor) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma coleção aprovada pelo PNLD – 2017 e adotado em uma escola pública de Surubim/PE, visando as transformações de Tratamento e Conversão, assim como a coordenação entre os registros, a correspondência semântica entre as representações e a heterogeneidade de sentido. Assim, a fundamentação teórica está pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ao final da análise constatou-se que nas atividades presentes prevalece a transformação de tratamento em detrimento aos de conversão. Porém, salienta-se que são articulados diferentes tipos de representação e também diferentes tipos de conversão, mesmo não havendo a heterogeneidade de sentido em todas. No que se refere a variação de congruência Semântica houve a supremacia no baixo grau de congruência nas conversões analisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NOÇÃO DE EQUAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO, TRATAMENTO, CONVERSÃO, CONVERSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6434_05092018235028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezass19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46047
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1448
    "inscrito_id" => 6434
    "titulo" => "A NOÇÃO DE EQUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 7º ANO: UM OLHA SOBRE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta resultados de uma investigação documental no qual teve como objetivo geral analisar as atividades da noção inicial de equação que está disposto no livro didático de matemática (do professor) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma coleção aprovada pelo PNLD – 2017 e adotado em uma escola pública de Surubim/PE, visando as transformações de Tratamento e Conversão, assim como a coordenação entre os registros, a correspondência semântica entre as representações e a heterogeneidade de sentido. Assim, a fundamentação teórica está pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ao final da análise constatou-se que nas atividades presentes prevalece a transformação de tratamento em detrimento aos de conversão. Porém, salienta-se que são articulados diferentes tipos de representação e também diferentes tipos de conversão, mesmo não havendo a heterogeneidade de sentido em todas. No que se refere a variação de congruência Semântica houve a supremacia no baixo grau de congruência nas conversões analisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NOÇÃO DE EQUAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO, TRATAMENTO, CONVERSÃO, CONVERSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6434_05092018235028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA SANTANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezass19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma investigação documental no qual teve como objetivo geral analisar as atividades da noção inicial de equação que está disposto no livro didático de matemática (do professor) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma coleção aprovada pelo PNLD – 2017 e adotado em uma escola pública de Surubim/PE, visando as transformações de Tratamento e Conversão, assim como a coordenação entre os registros, a correspondência semântica entre as representações e a heterogeneidade de sentido. Assim, a fundamentação teórica está pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ao final da análise constatou-se que nas atividades presentes prevalece a transformação de tratamento em detrimento aos de conversão. Porém, salienta-se que são articulados diferentes tipos de representação e também diferentes tipos de conversão, mesmo não havendo a heterogeneidade de sentido em todas. No que se refere a variação de congruência Semântica houve a supremacia no baixo grau de congruência nas conversões analisadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.