Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE: LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA 4º ANO/ COLEÇÃO VERSO E REVERSO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: ANÁLISE, LIVRO, DIDÁTICO, PROFESSOR, PROFESSOR Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46337
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "ANÁLISE: LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA 4º ANO/ COLEÇÃO VERSO E REVERSO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente trabalho teve por finalidade realizar uma análise do livro didático de geografia do 4º ano de ensino fundamental, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração do mesmo. Além disso, verificar se o livro foi elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como objetivo, buscou-se realizar uma analise, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração dos capítulos que compõe o livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental. Da mesma forma, os objetivos específicos basearam-se na analise direta do livro didático, na abordagem teórica e metodológica. Na confiabilidade dos capítulos; recursos visuais e assim, em soma analisar se acontece uma valorização do conhecimento prévio do aluno e dê ênfase na aprendizagem significativa como uma totalidade. A metodologia utilizada no decorrer do trabalho foi por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, para assim melhorar aprimoramento do artigo. A problemática da pesquisa se deve a partir das aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, no 5º período do curso de Pedagogia/FACEP, com intuito de verificar como se dá a aplicação dos conteúdos que compõe todo livro. Por fim, conseguiu-se verificar com a análise e as pesquisas que o livro em seu todo, segue os critérios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), levando em consideração a qualidade do livro e o cotidiano do aluno. E assim, compreender que a função principal da obra é oferecer conteúdos claros e objetivos para se trabalhar, o que possibilita uma melhor formação e compreensão no que se refere a formar alunos críticos, letrados e éticos, preparando-os assim, viverem em uma sociedade, contribuindo e interferindo no que considerar que seus direitos estão sendo violado, isso só é possível, com outros aparatos pedagógicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO, DIDÁTICO, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID47_16072018105944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BEZERRA DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "J.B NETO"
    "autor_email" => "joao_neto26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46337
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "ANÁLISE: LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA 4º ANO/ COLEÇÃO VERSO E REVERSO DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente trabalho teve por finalidade realizar uma análise do livro didático de geografia do 4º ano de ensino fundamental, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração do mesmo. Além disso, verificar se o livro foi elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como objetivo, buscou-se realizar uma analise, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração dos capítulos que compõe o livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental. Da mesma forma, os objetivos específicos basearam-se na analise direta do livro didático, na abordagem teórica e metodológica. Na confiabilidade dos capítulos; recursos visuais e assim, em soma analisar se acontece uma valorização do conhecimento prévio do aluno e dê ênfase na aprendizagem significativa como uma totalidade. A metodologia utilizada no decorrer do trabalho foi por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, para assim melhorar aprimoramento do artigo. A problemática da pesquisa se deve a partir das aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, no 5º período do curso de Pedagogia/FACEP, com intuito de verificar como se dá a aplicação dos conteúdos que compõe todo livro. Por fim, conseguiu-se verificar com a análise e as pesquisas que o livro em seu todo, segue os critérios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), levando em consideração a qualidade do livro e o cotidiano do aluno. E assim, compreender que a função principal da obra é oferecer conteúdos claros e objetivos para se trabalhar, o que possibilita uma melhor formação e compreensão no que se refere a formar alunos críticos, letrados e éticos, preparando-os assim, viverem em uma sociedade, contribuindo e interferindo no que considerar que seus direitos estão sendo violado, isso só é possível, com outros aparatos pedagógicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO, DIDÁTICO, PROFESSOR, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID47_16072018105944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BEZERRA DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "J.B NETO"
    "autor_email" => "joao_neto26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade realizar uma análise do livro didático de geografia do 4º ano de ensino fundamental, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração do mesmo. Além disso, verificar se o livro foi elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como objetivo, buscou-se realizar uma analise, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração dos capítulos que compõe o livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental. Da mesma forma, os objetivos específicos basearam-se na analise direta do livro didático, na abordagem teórica e metodológica. Na confiabilidade dos capítulos; recursos visuais e assim, em soma analisar se acontece uma valorização do conhecimento prévio do aluno e dê ênfase na aprendizagem significativa como uma totalidade. A metodologia utilizada no decorrer do trabalho foi por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, para assim melhorar aprimoramento do artigo. A problemática da pesquisa se deve a partir das aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, no 5º período do curso de Pedagogia/FACEP, com intuito de verificar como se dá a aplicação dos conteúdos que compõe todo livro. Por fim, conseguiu-se verificar com a análise e as pesquisas que o livro em seu todo, segue os critérios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), levando em consideração a qualidade do livro e o cotidiano do aluno. E assim, compreender que a função principal da obra é oferecer conteúdos claros e objetivos para se trabalhar, o que possibilita uma melhor formação e compreensão no que se refere a formar alunos críticos, letrados e éticos, preparando-os assim, viverem em uma sociedade, contribuindo e interferindo no que considerar que seus direitos estão sendo violado, isso só é possível, com outros aparatos pedagógicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Vitoriapontesalves

    Muito bom

    06/06/2022 18:28:05

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.