O presente trabalho teve por finalidade realizar uma análise do livro didático de geografia do 4º ano de ensino fundamental, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração do mesmo. Além disso, verificar se o livro foi elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Como objetivo, buscou-se realizar uma analise, procurando compreender as formas e metodologias utilizadas na elaboração dos capítulos que compõe o livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental. Da mesma forma, os objetivos específicos basearam-se na analise direta do livro didático, na abordagem teórica e metodológica. Na confiabilidade dos capítulos; recursos visuais e assim, em soma analisar se acontece uma valorização do conhecimento prévio do aluno e dê ênfase na aprendizagem significativa como uma totalidade. A metodologia utilizada no decorrer do trabalho foi por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, para assim melhorar aprimoramento do artigo. A problemática da pesquisa se deve a partir das aulas de Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia, no 5º período do curso de Pedagogia/FACEP, com intuito de verificar como se dá a aplicação dos conteúdos que compõe todo livro. Por fim, conseguiu-se verificar com a análise e as pesquisas que o livro em seu todo, segue os critérios propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), levando em consideração a qualidade do livro e o cotidiano do aluno. E assim, compreender que a função principal da obra é oferecer conteúdos claros e objetivos para se trabalhar, o que possibilita uma melhor formação e compreensão no que se refere a formar alunos críticos, letrados e éticos, preparando-os assim, viverem em uma sociedade, contribuindo e interferindo no que considerar que seus direitos estão sendo violado, isso só é possível, com outros aparatos pedagógicos.