Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler.