O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48019 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1332 "inscrito_id" => 5416 "titulo" => "O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LEITURA., LIVRO DIDÁTICO., ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5416_04092018195357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA" "autor_email" => "cmiranda.adriana@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48019 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1332 "inscrito_id" => 5416 "titulo" => "O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LEITURA., LIVRO DIDÁTICO., ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5416_04092018195357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA" "autor_email" => "cmiranda.adriana@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }