Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LEITURA., LIVRO DIDÁTICO., ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48019
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1332
    "inscrito_id" => 5416
    "titulo" => "O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LEITURA., LIVRO DIDÁTICO., ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5416_04092018195357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA"
    "autor_email" => "cmiranda.adriana@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48019
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1332
    "inscrito_id" => 5416
    "titulo" => "O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO LD DE PORTUGUÊS: AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA COMO RECURSO À APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LEITURA., LIVRO DIDÁTICO., ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5416_04092018195357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA CARNEIRO MIRANDA"
    "autor_email" => "cmiranda.adriana@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com este trabalho, objetivamos analisar como se dá o ensino da compreensão leitora em atividades propostas no livro didático do 8º ano de Língua Portuguesa, intitulado “Tecendo Linguagens”, de Oliveira et al. (2015). Entendemos que a atribuição de sentidos ao texto se dá pela interação da tríade leitor-texto-autor, bem como pelo monitoramento que o leitor faz de sua compreensão textual, ao atentar se está compreendendo bem o texto e/ou quando o entendimento do texto está sendo limitado. Para tanto, utilizamos para fundamentação teórica sobre leitura os estudos dos autores: Antunes (2009), Feltes (2014), Koch e Elias (2017), Leffa (1996) e Solé (1998). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como corpus de análise as atividades de compreensão textual presentes na seção “Prática de Leitura” do livro didático em questão. Com a pesquisa realizada, percebemos a importância de o professor de Língua Portuguesa desenvolver uma prática de ensino em que o sentido do texto é construído na interação leitor/texto/autor, em que os sujeitos são percebidos como agentes sociais, mas que também (re)conheça as contribuições dos estudos sobre metacognição em leitura para o desenvolvimento da compreensão textual dos alunos, uma vez que esse conhecimento pode subsidiar uma prática em sala de aula que, de fato, contribua para ensinar o aluno a ler.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.