Por tratar com conceitos complexos e aspectos microscópicos, a genética é uma das áreas da biologia na qual os alunos apresentam maior dificuldade de compreensão. Os modelos didáticos são alternativas para superar estas dificuldades, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e, ao mesmo tempo, mais significativo para os estudantes. No presente trabalho apresentamos um modelo didático para facilitar o estudo das alterações cromossômicas estruturais, mais especificamente, para ilustrar a possível origem de cromossomos com duplicações e deleções. O modelo proposto permite demostrar como a permuta desigual, ocorrida durante a meiose I de um indivíduo pode acarretar em gametas e futuros filhos portadores de cromossomos com excesso ou falta de genes. Para confecção do modelo foram empregados materiais de baixo custo como fios de arame, biscuit e tintas para representar os cromossomos. Foi representada uma célula 2n=2 e letras foram coladas sobre os cromossomos representando os alelos. Além da abordagem proposta discutimos outras possibilidades de ensino aliada ao uso deste modelo e sugerimos materiais alternativos que poderiam ser utilizados em sua confecção para baratear os custos de sua produção.