Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, DIVISÃO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46331
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4275
    "inscrito_id" => 6500
    "titulo" => """
      ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO\r\n
      MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA\r\n
      ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS
      """
    "resumo" => """
      O estudo tem a finalidade de analisar a distribuição de problemas da Estrutura\r\n
      Multiplicativa com ênfase no conceito de divisão, em livros didáticos do ensino fundamental\r\n
      anos inicias, especificamente no 1° 2° e 3° anos da Alfabetização Matemática, com as\r\n
      coleções de livros didáticos mais adotados nas cidades de João Alfredo, Lagoa de Itaenga e\r\n
      Surubim, na visão da teoria dos Campos Conceituais proposta pelo francês Gérard Vergnaud.\r\n
      Para a escolha das coleções contempladas, foi feito um levantamento junto com as secretarias\r\n
      municipais de educação das cidades citadas anteriormente. Assim teve início à análise das\r\n
      situações problemas, também identificando os exercícios, situações e desafios presentes nos\r\n
      livros analisados, foram identificados diversos conceitos presentes em todos os problemas que\r\n
      estão contidos na estrutura multiplicativa. O estudo teve relevância nas questões que abordam\r\n
      o conceito de divisão, levando em consideração os tipos e a frequência.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, DIVISÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6500_17092018203935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERLANY JOSEFA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANY ARRUDA"
    "autor_email" => "erlanyarruda@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46331
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4275
    "inscrito_id" => 6500
    "titulo" => """
      ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO\r\n
      MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA\r\n
      ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS
      """
    "resumo" => """
      O estudo tem a finalidade de analisar a distribuição de problemas da Estrutura\r\n
      Multiplicativa com ênfase no conceito de divisão, em livros didáticos do ensino fundamental\r\n
      anos inicias, especificamente no 1° 2° e 3° anos da Alfabetização Matemática, com as\r\n
      coleções de livros didáticos mais adotados nas cidades de João Alfredo, Lagoa de Itaenga e\r\n
      Surubim, na visão da teoria dos Campos Conceituais proposta pelo francês Gérard Vergnaud.\r\n
      Para a escolha das coleções contempladas, foi feito um levantamento junto com as secretarias\r\n
      municipais de educação das cidades citadas anteriormente. Assim teve início à análise das\r\n
      situações problemas, também identificando os exercícios, situações e desafios presentes nos\r\n
      livros analisados, foram identificados diversos conceitos presentes em todos os problemas que\r\n
      estão contidos na estrutura multiplicativa. O estudo teve relevância nas questões que abordam\r\n
      o conceito de divisão, levando em consideração os tipos e a frequência.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CAMPOS CONCEITUAIS, DIVISÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6500_17092018203935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERLANY JOSEFA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANY ARRUDA"
    "autor_email" => "erlanyarruda@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo tem a finalidade de analisar a distribuição de problemas da Estrutura Multiplicativa com ênfase no conceito de divisão, em livros didáticos do ensino fundamental anos inicias, especificamente no 1° 2° e 3° anos da Alfabetização Matemática, com as coleções de livros didáticos mais adotados nas cidades de João Alfredo, Lagoa de Itaenga e Surubim, na visão da teoria dos Campos Conceituais proposta pelo francês Gérard Vergnaud. Para a escolha das coleções contempladas, foi feito um levantamento junto com as secretarias municipais de educação das cidades citadas anteriormente. Assim teve início à análise das situações problemas, também identificando os exercícios, situações e desafios presentes nos livros analisados, foram identificados diversos conceitos presentes em todos os problemas que estão contidos na estrutura multiplicativa. O estudo teve relevância nas questões que abordam o conceito de divisão, levando em consideração os tipos e a frequência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.