O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes.