Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, OFICINA, SOLOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48412
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1801
    "inscrito_id" => 6006
    "titulo" => "OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, OFICINA, SOLOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6006_08092018192420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁUREA LUCINA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ÁUREA"
    "autor_email" => "aureamonteiro@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48412
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1801
    "inscrito_id" => 6006
    "titulo" => "OFICINA DE SOLOS, COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO, MINISTRADA PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, OFICINA, SOLOS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6006_08092018192420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁUREA LUCINA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ÁUREA"
    "autor_email" => "aureamonteiro@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O papel central do Ensino de Ciências é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças, seja no aumento das possibilidades de compreensão ou interação, ou seja, aguçando sua curiosidade. Os professores devem promover práticas de participação, como as oficinas e provocar uma abordagem que instigue a curiosidade, a dúvida e a busca pelo saber; que considere as experiências individuais, afim de que por meio da reflexão e unificação de saberes forme-se um conhecimento coletivo e contextualizado. A oficina trabalhou os conhecimentos das geociências referentes ao solo com alunos de graduação do curso de licenciatura em ciências biológicas e licenciatura em geografia, realizada no 1º Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco No campus Mata Norte. Durante a oficina intitulada Solo como material didático: Pintura com tinta de solos e colagem de solos sobre superfícies. Foram exploradas questões ambientais trabalhadas através de gravuras, com pinturas em tintas de solos e colagem com solos. Através do manuseio com solos foram criadas situações de aprendizagem buscando estimular a observação, a descrição, a experimentação, a representação, a comparação e a construção de explicações, analogia e síntese dessas relações, além de investigar conhecimentos adquiridos pelos alunos. A oficina foi concebida com intuito de incentivar novas estratégias de ensino aos atuais e futuros professores da Educação Básica bem como, também auxiliar a possibilidade de repensar a prática docente pelos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.