Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAMÍLIA NA ESCOLA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47412
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 6844
    "titulo" => "FAMÍLIA NA ESCOLA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa do subprojeto do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Acre e tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelas bolsistas de ID do PIBID, na implementação dos projetos pedagógicos da Escola Padre Peregrino Carneiro de Lima em Rio Branco/Acre, especificamente, na realização do projeto Família na Escola. Nos diferentes momentos da implementação do projeto procurou-se trabalhar conteúdos que possibilitassem aos pais e alunos a compressão da realidade social sobre as diferentes formações de famílias, apoiando de forma geral o desenvolvimento da criança, o que fará dela um bom aluno, e um cidadão moralmente ético que faz parte do corpo social e cultural da sociedade. Utilizou-se como referencial teórico: ROMANELLI (2005, p. 77); GENOFRE, (1997); (REIS, 2007, p. 6); (PIAGET, 2007, p. 50); (DELORS, 2005, p. 196); Marques (2001); Desland e Bertrand (2005); Szymanski (2001); ESTEVES (1999); (TORRES, 2008. p. 29). O trabalho desenvolvido trouxe benefícios para a comunidade escolar em relação a uma reflexão sobre questões a formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade, possibilitando uma análise detalhada de como trabalhar um projeto pedagógico estabelecendo o diálogo com a realidade dos alunos e ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento, fomentando a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID6844_02082018221533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS ARAÚJO DA SILVA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "maria-araujo0@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47412
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 6844
    "titulo" => "FAMÍLIA NA ESCOLA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa do subprojeto do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Acre e tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelas bolsistas de ID do PIBID, na implementação dos projetos pedagógicos da Escola Padre Peregrino Carneiro de Lima em Rio Branco/Acre, especificamente, na realização do projeto Família na Escola. Nos diferentes momentos da implementação do projeto procurou-se trabalhar conteúdos que possibilitassem aos pais e alunos a compressão da realidade social sobre as diferentes formações de famílias, apoiando de forma geral o desenvolvimento da criança, o que fará dela um bom aluno, e um cidadão moralmente ético que faz parte do corpo social e cultural da sociedade. Utilizou-se como referencial teórico: ROMANELLI (2005, p. 77); GENOFRE, (1997); (REIS, 2007, p. 6); (PIAGET, 2007, p. 50); (DELORS, 2005, p. 196); Marques (2001); Desland e Bertrand (2005); Szymanski (2001); ESTEVES (1999); (TORRES, 2008. p. 29). O trabalho desenvolvido trouxe benefícios para a comunidade escolar em relação a uma reflexão sobre questões a formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade, possibilitando uma análise detalhada de como trabalhar um projeto pedagógico estabelecendo o diálogo com a realidade dos alunos e ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento, fomentando a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID6844_02082018221533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS ARAÚJO DA SILVA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "maria-araujo0@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa do subprojeto do PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Acre e tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas pelas bolsistas de ID do PIBID, na implementação dos projetos pedagógicos da Escola Padre Peregrino Carneiro de Lima em Rio Branco/Acre, especificamente, na realização do projeto Família na Escola. Nos diferentes momentos da implementação do projeto procurou-se trabalhar conteúdos que possibilitassem aos pais e alunos a compressão da realidade social sobre as diferentes formações de famílias, apoiando de forma geral o desenvolvimento da criança, o que fará dela um bom aluno, e um cidadão moralmente ético que faz parte do corpo social e cultural da sociedade. Utilizou-se como referencial teórico: ROMANELLI (2005, p. 77); GENOFRE, (1997); (REIS, 2007, p. 6); (PIAGET, 2007, p. 50); (DELORS, 2005, p. 196); Marques (2001); Desland e Bertrand (2005); Szymanski (2001); ESTEVES (1999); (TORRES, 2008. p. 29). O trabalho desenvolvido trouxe benefícios para a comunidade escolar em relação a uma reflexão sobre questões a formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade, possibilitando uma análise detalhada de como trabalhar um projeto pedagógico estabelecendo o diálogo com a realidade dos alunos e ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento, fomentando a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.