Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, HISTOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46034
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2470
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => """
      A MONITORIA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO\r\n
      DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
      """
    "resumo" => """
      As práticas de monitoria começaram a ganhar visibilidade dentro das instituições de ensino\r\n
      superior por volta de 1968, através de leis que reconheciam as funções da monitoria em programas de\r\n
      ensino, pesquisa e extensão. A monitoria é uma atividade supervisionada pelo professor da disciplina e\r\n
      surge com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes do corpo\r\n
      acadêmico discente, aluno e monitor, por intermédio de práticas pedagógicas. A pesquisa apresentada\r\n
      caracteriza-se como um feedback acerca de experiências vivenciadas durante a monitoria na disciplina\r\n
      de histologia, prestada ao curso de ciências biológicas, fisioterapia e odontologia. O presente trabalho\r\n
      objetivou descrever o relato de experiência da prática de monitoria, promovendo o interesse pelo\r\n
      programa e apontando as atividades exercidas pelo monitor e suas contribuições para o aprendizado,\r\n
      incentivando e auxiliando os estudantes de graduação nas atividades sugeridas e no processo de ensino\r\n
      aprendizagem. As atividades de monitoria iniciaram no semestre de 2018.1, sendo desenvolvidas no\r\n
      Centro Universitário UNIFACEX, sob supervisão da professora responsável pela disciplina. Os dados\r\n
      apresentados possuem valor qualitativo, uma vez que, através destes é possível analisar aspectos\r\n
      subjetivos relatados pelos monitores, no que se refere as dificuldades que permearam o programa e\r\n
      seus benefícios para a formação do acadêmico-monitor. O programa de monitoria atendeu aos seus\r\n
      objetivos preconizados, contribuindo com o suporte necessário para o discente e o docente, facilitando\r\n
      o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e colaborando de forma significativa com os\r\n
      conhecimentos do monitor, permitindo a construção de sua carreira acadêmica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, HISTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4556_10092018121436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46034
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2470
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => """
      A MONITORIA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO\r\n
      DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
      """
    "resumo" => """
      As práticas de monitoria começaram a ganhar visibilidade dentro das instituições de ensino\r\n
      superior por volta de 1968, através de leis que reconheciam as funções da monitoria em programas de\r\n
      ensino, pesquisa e extensão. A monitoria é uma atividade supervisionada pelo professor da disciplina e\r\n
      surge com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes do corpo\r\n
      acadêmico discente, aluno e monitor, por intermédio de práticas pedagógicas. A pesquisa apresentada\r\n
      caracteriza-se como um feedback acerca de experiências vivenciadas durante a monitoria na disciplina\r\n
      de histologia, prestada ao curso de ciências biológicas, fisioterapia e odontologia. O presente trabalho\r\n
      objetivou descrever o relato de experiência da prática de monitoria, promovendo o interesse pelo\r\n
      programa e apontando as atividades exercidas pelo monitor e suas contribuições para o aprendizado,\r\n
      incentivando e auxiliando os estudantes de graduação nas atividades sugeridas e no processo de ensino\r\n
      aprendizagem. As atividades de monitoria iniciaram no semestre de 2018.1, sendo desenvolvidas no\r\n
      Centro Universitário UNIFACEX, sob supervisão da professora responsável pela disciplina. Os dados\r\n
      apresentados possuem valor qualitativo, uma vez que, através destes é possível analisar aspectos\r\n
      subjetivos relatados pelos monitores, no que se refere as dificuldades que permearam o programa e\r\n
      seus benefícios para a formação do acadêmico-monitor. O programa de monitoria atendeu aos seus\r\n
      objetivos preconizados, contribuindo com o suporte necessário para o discente e o docente, facilitando\r\n
      o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e colaborando de forma significativa com os\r\n
      conhecimentos do monitor, permitindo a construção de sua carreira acadêmica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, HISTOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4556_10092018121436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO"
    "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As práticas de monitoria começaram a ganhar visibilidade dentro das instituições de ensino superior por volta de 1968, através de leis que reconheciam as funções da monitoria em programas de ensino, pesquisa e extensão. A monitoria é uma atividade supervisionada pelo professor da disciplina e surge com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes do corpo acadêmico discente, aluno e monitor, por intermédio de práticas pedagógicas. A pesquisa apresentada caracteriza-se como um feedback acerca de experiências vivenciadas durante a monitoria na disciplina de histologia, prestada ao curso de ciências biológicas, fisioterapia e odontologia. O presente trabalho objetivou descrever o relato de experiência da prática de monitoria, promovendo o interesse pelo programa e apontando as atividades exercidas pelo monitor e suas contribuições para o aprendizado, incentivando e auxiliando os estudantes de graduação nas atividades sugeridas e no processo de ensino aprendizagem. As atividades de monitoria iniciaram no semestre de 2018.1, sendo desenvolvidas no Centro Universitário UNIFACEX, sob supervisão da professora responsável pela disciplina. Os dados apresentados possuem valor qualitativo, uma vez que, através destes é possível analisar aspectos subjetivos relatados pelos monitores, no que se refere as dificuldades que permearam o programa e seus benefícios para a formação do acadêmico-monitor. O programa de monitoria atendeu aos seus objetivos preconizados, contribuindo com o suporte necessário para o discente e o docente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e colaborando de forma significativa com os conhecimentos do monitor, permitindo a construção de sua carreira acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.