As práticas de monitoria começaram a ganhar visibilidade dentro das instituições de ensino
superior por volta de 1968, através de leis que reconheciam as funções da monitoria em programas de
ensino, pesquisa e extensão. A monitoria é uma atividade supervisionada pelo professor da disciplina e
surge com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem de ambas as partes do corpo
acadêmico discente, aluno e monitor, por intermédio de práticas pedagógicas. A pesquisa apresentada
caracteriza-se como um feedback acerca de experiências vivenciadas durante a monitoria na disciplina
de histologia, prestada ao curso de ciências biológicas, fisioterapia e odontologia. O presente trabalho
objetivou descrever o relato de experiência da prática de monitoria, promovendo o interesse pelo
programa e apontando as atividades exercidas pelo monitor e suas contribuições para o aprendizado,
incentivando e auxiliando os estudantes de graduação nas atividades sugeridas e no processo de ensino
aprendizagem. As atividades de monitoria iniciaram no semestre de 2018.1, sendo desenvolvidas no
Centro Universitário UNIFACEX, sob supervisão da professora responsável pela disciplina. Os dados
apresentados possuem valor qualitativo, uma vez que, através destes é possível analisar aspectos
subjetivos relatados pelos monitores, no que se refere as dificuldades que permearam o programa e
seus benefícios para a formação do acadêmico-monitor. O programa de monitoria atendeu aos seus
objetivos preconizados, contribuindo com o suporte necessário para o discente e o docente, facilitando
o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e colaborando de forma significativa com os
conhecimentos do monitor, permitindo a construção de sua carreira acadêmica.