O presente trabalho está inserido no Subprojeto do PIBIB do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre e tem por objetivo relatar as experiências e as práticas pedagógicas que foram implementadas por bolsistas do PIBID, objetivando incentivar a leitura no ambiente doméstico, integrando família/escola. Esse projeto foi realizado com 60 alunos do 3° ano do turno matutino, da Escola de Ensino Fundamental I Padre Peregrino Carneiro de Lima, no mês de setembro. Para o relato dessa experiência adotou-se como metodologia a análise e reflexão das diferentes etapas da implementação do projeto. Para execução da proposta as bolsistas foram inseridas em atividades que permitiram o trabalho com conteúdo de leitura e escrita e o preparo de informativo acerca dos procedimentos que deveriam ser executados pela família, com o objetivo de aproximar família/escola. Na culminância do projeto as bolsistas realizaram uma apresentação de teatro, de uma das histórias presente nas sacolas viajantes, intitulada “A Galinha Ruiva” que envolveu todos os alunos que participaram do projeto. Como resultado da implementação do projeto observou-se que: os alunos ampliaram o vocabulário; desenvolveram a oralidade; melhoraram a postura ao falar em público e foram incentivados a ler, principalmente com os familiares, atingindo assim o objetivo proposto pelo projeto. De fato, a experiência da leitura no ambiente doméstico contribuiu para o sucesso na aquisição de leitura e escrita dos estudantes do 3º ano, suscitando o prazer pela leitura. Esse trabalho trouxe à tona a reflexão sobre a importância do fazer pedagógico, a relação escola e família e dos valores e saberes a serem construídos, favorecendo a incorporação dos estudantes ao mundo letrado, garantindo, assim, a efetivação da função social e cultural que a leitura possui. Os alunos melhoraram a leitura, os pais aderiram a ideia e ajudaram para que o foco do projeto não se perdesse e as bolsista aprenderam na prática que a leitura é, sim, um elemento essencial na alfabetização e possibilita a integração dos alunos com o universo da escrita. O projeto teve como referencial teórico os estudos de ANASTASIOU (2004); AGUIAR (2001); BORDINI (1993); BRANDÃO (2001); BRASIL (2002), BRASIL (2003) e KRUG (2015).