Atualmente a avaliação é uma das ferramentas mais importantes para a medição do
nível de aprendizagem adquirido pelos alunos, podendo ser construída e aplicada de diversas
maneiras. De modo que é de extrema importância conhecimento específico na área de
educação, pois assim o profissional educador será mais capacitado para construir uma
avaliação que pondere, prudentemente, o nível de assimilação do conteúdo ensinado em sala
de aula. A ausência de formação pedagógico-didática de professores dos cursos superiores
para formação de bacharel ocasiona a perda de qualidade de ensino-aprendizagem, pois,
normalmente, eles não possuem formação referente à área de educação. De forma que o
encarecimento de uma base didática se torna evidente no trabalho destes profissionais, que
reproduzem os métodos tradicionais de ensino que lhes foram aplicados ao longo de suas
próprias vidas acadêmicas. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da avaliação
como ferramenta para analisar e, sobretudo, refletir o aprendizado, propondo mudanças nas
técnicas de ensino, com o intuito de aperfeiçoá-lo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica,
correlacionada à contribuição de diversos autores, enfatizando o papel dos órgãos públicos, da
instituição de ensino, do professor e do aluno na construção da aprendizagem. Com este
estudo, observa-se a necessidade da avaliação educacional e da capacitação de professores
para a qualidade do ensino e da aprendizagem.