Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR

Palavra-chaves: PROJETO, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46242
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 786
    "inscrito_id" => 3125
    "titulo" => "ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR"
    "resumo" => "A água é fonte da vida. Não importa quem somos, e o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para sobreviver, pois é um recurso natural essencial a todos os seres vivos. Nesse sentido, quando falta água a vida está ameaçada. O presente trabalho tem objetivo de Promover a sensibilização e a instrução da comunidade escolar e local sobre a importância do tratamento da água, do consumo consciente e da preservação, com o intuito de reverter à situação problema para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública da rede Municipal de ensino do município de Orobó – PE, situada na zona rural. Para realização desse estudo, desenvolvemos o projeto em quatro etapas, com a participação ativa dos alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade. Além disso, utilizamos questionários com perguntas relacionadas ao tema água, os mesmos foram aplicados aos alunos do Ensino fundamental anos finais em quatro turmas, totalizando 75 alunos. Os resultados obtidos demonstram a importância da vivência de projetos no espaço escolar, bem como o trabalho interdisciplinar, pois é algo que possibilita aos envolvidos uma maior interação entre si, para se debater temas relevantes do nosso cotidiano. É importante que sejam inseridas propostas pedagógicas dessa linhagem com maior frequência no âmbito escolar, facilitando a compreensão dos alunos e comunidade em geral sobre a importância da água para nossa vida, tornando-os críticos e defensores do ambiente em que vivem, pois onde não se tem água não se tem vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3125_21082018213353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46242
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 786
    "inscrito_id" => 3125
    "titulo" => "ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: VIVÊNCIA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NO MEIO ESCOLAR"
    "resumo" => "A água é fonte da vida. Não importa quem somos, e o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para sobreviver, pois é um recurso natural essencial a todos os seres vivos. Nesse sentido, quando falta água a vida está ameaçada. O presente trabalho tem objetivo de Promover a sensibilização e a instrução da comunidade escolar e local sobre a importância do tratamento da água, do consumo consciente e da preservação, com o intuito de reverter à situação problema para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública da rede Municipal de ensino do município de Orobó – PE, situada na zona rural. Para realização desse estudo, desenvolvemos o projeto em quatro etapas, com a participação ativa dos alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade. Além disso, utilizamos questionários com perguntas relacionadas ao tema água, os mesmos foram aplicados aos alunos do Ensino fundamental anos finais em quatro turmas, totalizando 75 alunos. Os resultados obtidos demonstram a importância da vivência de projetos no espaço escolar, bem como o trabalho interdisciplinar, pois é algo que possibilita aos envolvidos uma maior interação entre si, para se debater temas relevantes do nosso cotidiano. É importante que sejam inseridas propostas pedagógicas dessa linhagem com maior frequência no âmbito escolar, facilitando a compreensão dos alunos e comunidade em geral sobre a importância da água para nossa vida, tornando-os críticos e defensores do ambiente em que vivem, pois onde não se tem água não se tem vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3125_21082018213353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS DE FIGUEIREDO ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcos.andrade20@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, e o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para sobreviver, pois é um recurso natural essencial a todos os seres vivos. Nesse sentido, quando falta água a vida está ameaçada. O presente trabalho tem objetivo de Promover a sensibilização e a instrução da comunidade escolar e local sobre a importância do tratamento da água, do consumo consciente e da preservação, com o intuito de reverter à situação problema para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública da rede Municipal de ensino do município de Orobó – PE, situada na zona rural. Para realização desse estudo, desenvolvemos o projeto em quatro etapas, com a participação ativa dos alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade. Além disso, utilizamos questionários com perguntas relacionadas ao tema água, os mesmos foram aplicados aos alunos do Ensino fundamental anos finais em quatro turmas, totalizando 75 alunos. Os resultados obtidos demonstram a importância da vivência de projetos no espaço escolar, bem como o trabalho interdisciplinar, pois é algo que possibilita aos envolvidos uma maior interação entre si, para se debater temas relevantes do nosso cotidiano. É importante que sejam inseridas propostas pedagógicas dessa linhagem com maior frequência no âmbito escolar, facilitando a compreensão dos alunos e comunidade em geral sobre a importância da água para nossa vida, tornando-os críticos e defensores do ambiente em que vivem, pois onde não se tem água não se tem vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.