ANDRADE, Marcos De Figueiredo et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46242>. Acesso em: 04/11/2024 15:46
A água é fonte da vida. Não importa quem somos, e o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para sobreviver, pois é um recurso natural essencial a todos os seres vivos. Nesse sentido, quando falta água a vida está ameaçada. O presente trabalho tem objetivo de Promover a sensibilização e a instrução da comunidade escolar e local sobre a importância do tratamento da água, do consumo consciente e da preservação, com o intuito de reverter à situação problema para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública da rede Municipal de ensino do município de Orobó – PE, situada na zona rural. Para realização desse estudo, desenvolvemos o projeto em quatro etapas, com a participação ativa dos alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade. Além disso, utilizamos questionários com perguntas relacionadas ao tema água, os mesmos foram aplicados aos alunos do Ensino fundamental anos finais em quatro turmas, totalizando 75 alunos. Os resultados obtidos demonstram a importância da vivência de projetos no espaço escolar, bem como o trabalho interdisciplinar, pois é algo que possibilita aos envolvidos uma maior interação entre si, para se debater temas relevantes do nosso cotidiano. É importante que sejam inseridas propostas pedagógicas dessa linhagem com maior frequência no âmbito escolar, facilitando a compreensão dos alunos e comunidade em geral sobre a importância da água para nossa vida, tornando-os críticos e defensores do ambiente em que vivem, pois onde não se tem água não se tem vida.